Meteorologia

  • 17 NOVEMBRO 2019
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 17º

Edição

Marques'Almeida promovem valores de inclusão na Semana da Moda de Londres

Os valores de inclusão e diversidade guiaram o desfile da coleção de moda feminina para a estação primavera/verão da Marques'Almeida hoje em Londres, a qual reflete referências desde ao estilo dos anos 1950 ao 'punk' e 'grunge'.

Marques'Almeida promovem valores de inclusão na Semana da Moda de Londres
Notícias ao Minuto

17:53 - 14/09/19 por Lusa

Lifestyle Moda

O desfile, parte do calendário oficial da Semana da Moda de Londres, começou com uma série de vídeos de raparigas que usam a roupa desenhada pela dupla de estilistas portugueses Marta Marques e Paulo Almeida, na qual elas expressam algumas das suas opiniões e experiências relativamente à moda.

"Esta coleção para nós foi importante, sobretudo o desfile em si, por causa do 'set' [cenário] e dos vídeos que fizemos com as M'A Girls, que lhes dá uma voz sobre coisas que são muito importantes para nós, como a inclusão e a diversidade na moda. São coisas que sempre foram um 'driving factor' [factor determinante] para nós", afirmou Marta Marques à agência Lusa no final do evento, que decorreu no edifício Truman Brewery, uma antiga fábrica de cerveja.

As "M'A Girls", como são conhecidas, usam a roupa da Marques'Almeida no quotidiano e nas redes sociais, frequentam o ateliê e participam nos desfiles, apesar de muitas não serem modelos profissionais.

"São elas basicamente que nos inspiram", explicou Paulo Almeida, que enfatizou as diferentes personalidades, as quais podem ser um ponto de partida para o trabalho dos criadores, conhecidos pelas referências recorrentes ao 'punk' e ao 'grunge'.

"Há sempre uma em cada estação que se destaca. Nesta estação, começámos com uma fotografia de uma rapariga chamada Esme Chapman, porque ela tinha uma fotografia que parecia uma fotografia de atriz dos anos 1950, mas que, ao mesmo tempo, não era nada estilo anos 50. Era um bocadinho rebelde. Anos 50, mas não é uma dona de casa bem-comportada", vincou

Este processo de criação "intuitivo" resultou em roupas com uma variedade de estilos, cores e materiais, que refletem a importância que dão à "diversidade e personalidade" em oposição à "ideia de uma tropa igual".

"São tudo coisas que vêm da inspiração e que vêm das imagens que estão na nossa cabeça, dos vídeos que estamos a ver. Há coisas novas, como os tafetá com que trabalhamos agora, que são muito mais fifties' [anos 50] e muito mais 'couture' [alta-costura], mas depois há os nossos elementos do costume, tipo o denim [ganga], o 'jersey' e a 'shirt' [camisa], que são muito mais 'effortless' [naturais]. É sempre uma mistura.", resumiu Marta Marques.

Este desfile foi um regresso da Marques'Almeida à Semana da Moda de Londres, onde participaram consecutivamente desde 2010, ano em que eram ainda como estudantes.

O primeiro desfile em nome próprio em Londres aconteceu em setembro de 2011, com o apoio da New Gen, plataforma que patrocina todos os anos um conjunto de novos estilistas, dando-lhes a oportunidade de fazerem parte do calendário oficial da semana da moda londrina.

No ano passado estrearam-se no calendário oficial da Semana da Moda de Paris e no Portugal Fashion, no Porto.

No domingo, também sob a égide da Portugal Fashion, realiza-se em Londres uma apresentação da coleção de Sophia Kah, marca fundada por Ana Teixeira de Sousa em 2010.

O Portugal Fashion é um projeto da responsabilidade da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), desenvolvido em parceria com a Associação Têxtil e Vestuário de Portugal (ATP) e cofinanciado pelo programa Portugal 2020, que inclui fundos europeus para promover a competitividade e internacionalizacão de negócios.

A Semana da Moda de Londres começou na sexta-feira e decorre até terça-feira.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório