Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Bizarro. Entenda por que não deve usar elixir bucal após exercício físico

Pode parecer completamente descabido, afinal por que não deve praticar exercício e, de seguida, usar um elixir bucal? O que uma coisa tem a ver com a outra? Ora, a ciência explica.

Bizarro. Entenda por que não deve usar elixir bucal após exercício físico
Notícias ao Minuto

10:00 - 12/09/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Perigos do elixir bucal

Nos anúncios televisivos o processo parece simples e completamente eficaz. Um individuo lava os dentes, bochecha com o elixir e, então, a partir dai a sua higiene bucal está 100% garantida. Mas, já se indagou qual será o preço que a sua saúde paga por essa quantidade de químicos que coloca na boca?

Ora, uma experiência realizada por cientistas do Reino Unido e de Espanha, publicada no periódico Science Direct, revelou que usar o elixir bucal logo após o exercício acaba com uma das vantagens da atividade física: a redução da pressão arterial.

Quando nos exercitamos, os vasos sanguíneos abrem-se por conta do óxido nítrico, dilatando-os, e assim a pressão arterial diminui, o que beneficia a prática de exercício e a saúde em geral.

Por muito tempo acreditava-se que os vasos permaneciam dilatados apenas pelo período de tempo que durava a atividade física, entretanto, apurou-se que após esse período a pressão mantém-se baixa graças à forma como as bactérias interagem com o composto nitrato.

O nitrato é absorvido pelas glândulas salivares e excretado com saliva na boca. Dali, algumas bactérias usam o nitrato e convertem-no em nitrito, que é engolido com a saliva, é absorvido pela circulação sanguínea e volta ao óxido nítrico, o que mantém os vasos dilatados e diminui a pressão.

Como tal, se um elixir bucal antibacteriano for utilizado, esse sistema será interrompido, e a pressão sanguínea voltará a aumentar após a atividade física.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório