Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Chef com duas estrelas Michelin na Festa das Vindimas de Viseu

Michel van der Kroft é um 'chef' holandês, com duas estrelas Michelin, e um dos dez que marcam presença no 'Viseu Estrela à Mesa', um dos eventos da Festa das Vindimas deste ano, anunciou hoje a organização.

Chef com duas estrelas Michelin na Festa das Vindimas de Viseu
Notícias ao Minuto

14:15 - 11/09/19 por Lusa

Lifestyle Viseu

"Viseu será o restaurante a céu aberto mais estrelado do país durante três dias, com a presença de quatro chefes, portadores de cinco estrelas Michelin, uma vez que vai estar Michel van der Kroft, que tem duas estrelas", sintetizou o diretor da Viseu Marca e vereador da Cultura da Câmara de Viseu.

Jorge Sobrado, na apresentação da Festa das Vindimas de Viseu, que decorre de 19 a 22, destacou também que o "Viseu Estrela à Mesa" é um dos destaques do evento, tendo em conta que a autarquia decidiu que este ano Viseu se assume como "Destino Nacional Gastronómico".

"Dez chefes e dez restaurantes instalam-se no Rossio, sob o comando do 'chef' Diogo Rocha, curador do evento, a preparar refeições 'gourmet' e sofisticadas, tendo na base dez produtos regionais. É uma forma desta cozinha do mundo chegar a uma grande parte das pessoas, uma vez que o preço é o mais popular e democrático possível para este tipo de cozinha", assumiu.

Em cima da mesa estão ingredientes como o queijo da serra, a maçã de bravo Esmolfe, os míscaros, a feijoca, a vitela de Lafões, o cabrito da Gralheira, o azeite da variedade galega, as avelãs de Viseu, o feijão papo de rola e a broa de Vildemoinhos e, a estes, juntam-se outros da cozinha gourmet e do mundo.

"Estou curioso para saber em que vão resultar estes pratos, porque, por exemplo, Portugal é dos poucos países da Europa onde se usa na cozinha o míscaro amarelo e o 'chef' Michel van der Kroft, que nunca os usou, já pediu para a sua ementa", contou o curador do evento.

Diogo Rocha destacou também a "importância deste evento gastronómico que produz bons resultados" e, a título de exemplo, destacou a presença do 'chef' Óscar Geadas que, "após a edição do ano passado, ganhou uma estrela Michelin, o que quer dizer que é um bom presságio".

A par da sexta edição do "Viseu Estrela à Mesa", 13 quintas da região abrem portas para "experiências reais de vindima e de pisa da uva", com inscrições abertas e que, segundo o presidente da Câmara Municipal de Viseu, "têm trazido a Viseu cada vez mais pessoas para verdadeiras experiências" nesta área.

"Há muita encenação deste processo no país inteiro, mas no Dão fazem-se vindimas mesmo a sério, isto é, as pessoas vêm passar o dia nas nossas quintas para vestirem a pele de um trabalhador da quinta com o acolhimento que os beirões sabem dar", considerou António Almeida Henriques, que continua a defender que "Viseu é a capital vinhateira do Dão".

A música é também um dos pontos fortes dos quatro dias da festa, com a presença, em três palcos diferentes da cidade, de Bárbara Tinoco, no Mercado 2 de Maio, Tatanka, o vocalista da banda portuguesa The Black Mamba, no largo da Fonte das 3 Bicas, e António Zambujo no largo da Igreja da Misericórdia.

A Meia Maratona do Dão fecha a Festa das Vindimas, no dia 22, e que, segundo a organização, "mais uma vez, trará às ruas da cidade, na manhã de domingo, centenas de pessoas de todo o país".

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório