Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

Vindimas na Adega de Portalegre prometem vinhos com maior qualidade

Na Adega de Portalegre Winery (APW), o tempo de descanso já lá vai: em plena época de vindimas, a tradição repete-se para encher de originalidade e caráter as garrafas de vinho.

Vindimas na Adega de Portalegre prometem vinhos com maior qualidade

A primeira fase da campanha de 2019 já foi concluída, com o fim da vindima das castas de brancos. Segue-se a de tintos, que deve estar terminada o mais tardar até ao fim de setembro. Ainda assim, João Gabriel, responsável pela APW, indica já que as perspetivas são de uma vindima de maior qualidade.

“A campanha de 2019 é marcada por um fenómeno, muito relacionado com os dois últimos anos, verões muito quentes e secos, em que algumas videiras se protegeram e produziram menos uva. Se por um lado algumas castas terão menos produção, por outro lado, o esforço das videiras está mais concentrado, pelo que este será um ano de qualidade superior”, acrescenta. Uma menor quantidade que, no entanto, não se fará sentir na APW, graças ao investimento feito no fim de 2018, com a aquisição da Quinta do Seixo.

“Aumentamos significativamente a área de vinha própria e, além disso, conseguimos fechar mais contratos com pequenos produtores locais, que nos permite aumentar a quantidade de uva recebida”, afirma João Gabriel. Situada ao lado da Quinta da Cabaça, a Quinta do Seixo permite “aumentar a quantidade de produção de uva, mantendo as características diferenciadoras, devido à mesma influência da Serra de São Mamede”.

Notícias ao Minuto© Adega de Portalegre

Embaixadora dos vinhos de Portalegre desde 1954, a APW já está habituada à azáfama destes dias. Os solos graníticos e xistosos da Serra de São Mamede, onde nasceram as vinhas, fragmentadas em pequenas parcelas espalhadas pelas encostas, são percorridos por quem bem os conhece, ao mesmo tempo que as mãos experientes colhem as uvas, depois transformadas em vinho.

Por aqui, tudo é diferente do restante Alentejo. Não só o solo, mas as castas, a altitude e a idade das vinhas, que prometem uma colheita à altura dos amantes do que de melhor se produz em termos de vinhos no País, com uma qualidade reconhecida nacional e internacionalmente.

Quanto aos novos vinhos, após a fase de receção e vinificação das uvas, segue-se a fermentação para seleção de lotes para cada uma das referências da APW - Terras de Baco, Conventual, Conventual Reserva e Portalegre. “Este acompanhamento terá que ser muito apertado, para ter a certeza que o vinho está a evoluir corretamente e selecionar os melhores lotes para estagiar em barricas de carvalho francês. No final da primavera de 2020 contamos ter já alguns lotes dos nossos brancos mais leves a sair para o mercado, sendo que os tintos ainda deverão demorar mais um pouco”.

Notícias ao Minuto© Adega de Portalegre

 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório