Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 26º

Sabe qual é o órgão mais pesado do corpo humano?

Pulmões? Intestinos? Coração? Não.

Sabe qual é o órgão mais pesado do corpo humano?

De acordo com Remy Melina, do site Live Science, na realidade, o órgão que — de longe — é o mais pesado do nosso corpo é a pele, mesmo que muitos não a vejam como um órgão e muitas vezes nem a considere como tal. Mas a pele é um órgão sim, composto por três camadas (a epiderme, a derme e a hipoderme) e, além de revestir e proteger o corpo, tem outras tantas funções, como regular a nossa temperatura.

A espessura da pele pode variar bastante dependendo da região do corpo, tanto que ao redor dos olhos é extremamente fina e delicada, enquanto que nas plantas dos pés, por exemplo, pode chegar a ter vários milímetros e, sem dúvida é bem mais resistente. A sua função também pode variar de uma região para a outra do corpo, mas, ainda assim, trata-se apenas de um órgão. E de modo geral, representa por volta de 16% de todo o peso corporal de um indivíduo.

É claro que o peso da pele varia de pessoa para pessoa — e é óbvio que o órgão de indivíduos mais magros é mais leve do que o dos mais robustos. No entanto, fazendo um cálculo rápido considerando o peso médio, num adulto saudável com 90 quilos, perto de 14,5 kg corresponderiam apenas à pele.

E os demais órgãos, como ficam na balança?

Os cinco órgãos mais pesados do corpo humano são os intestinos, com o grosso quantificando 1,8 kg, e o delgado, 1,5 kg; seguidos pelos pulmões, com pouco mais de 1 kg cada um; depois, pelo fígado, com, em média, 1,5 kg; o cérebro, também com cerca de 1,5 kg, e o coração, que geralmente pesa aproximadamente 300 gramas.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório