Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

Pessoas com esta característica física têm maior risco de diabetes

A diabetes já é considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a nova epidemia do século XXI – juntamente com a obesidade e a depressão. E agora um novo estudo alerta que pessoas de estatura baixa apresentam uma maior propensão para desenvolverem a patologia.

Pessoas com esta característica física têm maior risco de diabetes
Notícias ao Minuto

09:00 - 11/09/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Diabetes

Pessoas baixas têm um maior risco de sofrerem de diabetes de tipo 2, comparativamente a indivíduos altos.

Uma pesquisa alemã apurou que o risco da doença é 41% menor para os homens e 33% menor para as mulheres, por cada 10 centímetros de altura.

Os autores do estudo, que incluem o médico Clemens Wittenbecher e o professor Matthias Schulze do instituto alemão de Nutrição Humana em Potsdam-Rehbruecke, afirmaram que os dados apurados apontam que a altura pode ser utilizada como um “marcador preditivo” relativamente ao risco de diabetes.

E afirmaram: “Apurámos que há uma associação inversa entre altura e a chance de diabetes de tipo 2 entre os homens e as mulheres, e que é particularmente notável no comprimento das pernas nos indivíduos do sexo masculino”.

“Parte desta associação inversa pode ser potencializada por uma relação entre estatura mais elevada com um menor índice de gordura no fígado e a um perfil cardiometabólico mais favorável, sobretudo de células gordas, adiponectina e de proteína C reativa”.

O estudo foi publicado na revista científica Diabetologia, o periódico da Associação Europeia para o Estudo da Diabetes, segunda-feira, dia 9 de setembro.

Os investigadores recorreram a dados de 2,500 indivíduos obtidos através do estudo da Investigação Europeia sobre o Futuro do Cancro e da Nutrição, que por sua vez incluiu mais de 27 mil participantes.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório