Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 26º

Livre-se da retenção de líquidos em 10 passos, segundo especialista

Izabel de Paula, a body shaper expert das celebridades, divulgou com o Lifestyle ao Minuto um artigo de opinião que explica como pode livrar-se de vez do inchaço que advém da retenção de líquidos.

Livre-se da retenção de líquidos em 10 passos, segundo especialista
Notícias ao Minuto

14:40 - 10/09/19 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Retenção de liquídos

Se está de regresso ao trabalho conhece com certeza a sensação de pernas inchadas, anéis apertados e os pés a querer rebentar com os seus sapatos, como se de repente tivesse dez quilos a mais. Isto acontece porque, em média, um corpo adulto é composto por 65% de água e durante o dia, o nosso corpo tenta equilibrar o total de água necessária ao bom funcionamento do organismo. Quando há défice de líquido, o corpo desidrata, retém líquidos e cria edemas. Mas por outro lado, quando existe líquido em excesso, o corpo entra em sobrecarga. A maior parte dos líquidos que ingerimos conferem ao organismo a possibilidade de executar as suas funções biológicas como hidratar células e libertar toxinas. Assim, quando ingerimos líquidos, estes são canalizados diretamente para as funções biológicas do nosso organismo.

A retenção está assim relacionada com a acumulação excessiva de líquidos que extrapola das veias e provoca inchaço nas zonas afetadas que por norma são as mãos, os pés, as pernas e o abdómen.

A retenção de líquidos não deve descurar cuidados, uma vez que pode revelar-se um sinal de que o corpo está em mau funcionamento renal, cardíaco ou com alterações hormonais. É sempre aconselhável consultar um médico para despistar se sofre de alguma doença circulatória ou se essa retenção é apenas fruto de maus hábitos alimentares.

Para que se livre de vez da retenção e contrarie os seus efeitos, Izabel de Paula sugere 10 passos:

- Beba muita água ou chás diuréticos, como chá de casca de abacaxi, de cavalinha ou de hibisco.

- Controle a ingestão de sódio, tendo em consideração que a Organização Mundial de Saúde recomenda o consumo de apenas 5g /dia. Para tal, conheça quais os alimentos que contém sódio, que não apenas o sal. Evite sopas de pacote, queijo parmesão, enchidos, alimentos em conserva, margarinas com sal, caldos de carne, molho de soja ou aperitivos salgados.

- Reduza a ingestão de sal ou substitua-o por um sal light ou marinho.

- Tenha uma alimentação rica, correta, variada e equilibrada.

- Procure por alimentos mais ricos em potássio como batata, amendoins, amêndoas, pinhão, pistachos, banana, kiwi, ameixa, melão, melancia, espinafre, tomate, brócolos, pepino, cenoura, beterraba…

- Evite o consumo de hidratos de carbono refinados como refrigerantes, pão, bolos, bolachas e gelados.

- Consulte o seu médico e tome um suplemento de magnésio, importante para o bom funcionamento do metabolismo e síntese proteica.

- Combata o sedentarismo e pratique exercício físico.

- Evite roupas apertadas.

- Faça massagens de drenagem linfática com regularidade e experimente a massagem Leg Fit Express.

Mas aqui fica a dica TOP SECRET que a Izabel de Paula tem para si para aqueles dias em que sente as pernas mais cansadas:

Arranje uma cuvete de gelo e encha cada cubo com metade de água e metade de creme para pernas cansadas. Deixe solidificar. Depois, passe o cubo de gelo ao longo das pernas, começando de baixo para cima: tornozelos, barriga das pernas, atrás dos joelhos e termine nas virilhas. Vai ver que as suas pernas nunca mais serão as mesmas!

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório