Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Estudo descobre como genes determinam se alguém é canhoto ou destro

Pela primeira vez, cientistas descobriram as regiões do ADN que determinam o lado dominante do corpo.

Estudo descobre como genes determinam se alguém é canhoto ou destro
Notícias ao Minuto

15:32 - 10/09/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Canhotos

Cientistas britânicos detetaram pela primeira vez as regiões do ADN que determinam por que algumas pessoas são canhotas. Os investigadores acreditam que essas áreas estejam ligadas também a habilidades de linguagem operadas pelo cérebro.

Para efeitos daquela pesquisa, os académicos analisaram informações genéticas de cerca de 400 mil pessoas do UK Biobank, um grande banco de dados sobre predisposições genéticas que começou a ser formulado em 2006.

Após examinarem as imagens cerebrais de nove mil pessoas cujo perfil genético já havia sido avaliado, os cientistas notaram que tanto o lado direito quanto o esquerdo do cérebro que lidam com a linguagem operam de forma mais coordenada em pessoas canhotas.

Foi possível identificar também no estudo quatro regiões do ADN que determinam se uma pessoa é destra ou canhota. Segundo os investigadores, três dessas zonas influenciam genes que codificam proteínas relacionadas ao desenvolvimento do cérebro.

Além disso, os genes que indicam a nossa mão dominante (seja a esquerda, seja a direita) são responsáveis também pela formação do citoesqueleto, estrutura que mantém a forma das células em animais como caracóis e sapos.

De acordo com Gwenaëlle Douaud, coautora do estudo, já se sabe que as diferenças nos citoesqueletos de muitos destes animais são “eventos geneticamente induzidos muito cedo”.  Segundo a cientista, isso sugere que o desenvolvimento da dominância de certo lado do corpo começa a aparecer no cérebro já no útero.

Os estudiosos também identificaram que, pelas características genéticas, pessoas canhotas seriam menos propensas a ter Parkinson e mais expostas à esquizofrenia. Embora essa relação ainda não esteja confirmada, o estudo serve para reavaliar o caminho de pesquisas futuras sobre essas doenças.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório