Meteorologia

  • 09 DEZEMBRO 2019
Tempo
14º
MIN 10º MÁX 17º

Edição

Pénis torto pode aumentar em 40% risco de cancro, diz estudo

O pénis estar levemente torto para um dos lados é normal, porém, se isso causa algum tipo de incómodo, o homem deverá então investigar se não existe algo mais sinistro por trás dessa curvatura.

Pénis torto pode aumentar em 40% risco de cancro, diz estudo

A doença de Peyronie, por exemplo, faz com que o homem tenha ereções curvas e dolorosas, sendo necessário um tratamento para que o problema melhore.

Essa patologia pode atingir até 10% da população masculina, ainda que muitos ignorem os efeitos. É provocada pela acumulação de tecido cicatricial fibroso numa das laterais do órgão, fazendo com que este fique curvado durante uma ereção.

Um estudo realizado com 1,5 milhão de homens mostrou que a condição pode estar relacionada com vários tipos de cancro.

De acordo com uma equipa de investigadores da Universidade Baylor College of Medicine, de Houston, nos Estados Unidos, há uma chance significativamente maior de desenvolvimento de tumores nos homens que sofrem da doença de Peyronie. Em média, quem tem essa fibrose peniana corre um risco 40% mais elevado de padecer de cancro no pénis ou no estômago e 29% a mais de cancro da pele.

As pesquisas foram coordenadas pelo médico Alexander Pastuszak, que acredita que existe um tipo de fator genético por trás tanto da curvatura do pénis pela doença de Peyronie quanto para o desenvolvimento de alguns tipos de tumores. Assim, essa patologia masculina, ainda que seja possível ser tratada, pode ser genética.

Pastuszak alerta que o ideal seria que os homens com o pénis torto mantivessem um controlo mais intensificado da sua saúde íntima. Ainda que a curvatura possa ser amenizada, os riscos genéticos têm de ser monitorizados. Mesmo assim, trata-se de um problema difícil de resolver, já que a maioria dos homens com essa condição sente vergonha e tende a não procurar ajuda médica.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório