Meteorologia

  • 23 OUTUBRO 2019
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Edição

No Dia Mundial da Grávida damos-lhe a conhecer 10 benefícios de amamentar

A amamentação é um dos primeiros momentos de proximidade entre mãe e filho. Na possibilidade de o fazer, os benefícios são muitos.

No Dia Mundial da Grávida damos-lhe a conhecer 10 benefícios de amamentar
Notícias ao Minuto

20:00 - 09/09/19 por Notícias Ao Minuto 

Lifestyle Benefícios da amamentação

A amamentação é um dos atos humanos mais antigos e dos que a ciência e medicina mais defendem, não só pelo impacto positivo que tem a nível físico e emocional na mulher, mas também por tudo o que de bom traz à criança.

Embora muitas mulheres optem por não amamentar, seja por questões de saúde, de incapacidade física ou de ética, este ato é natural no sexo feminino e multiplicam-se as campanhas de sensibilização para o fim do tabu criado à volta da amamentação – que continua a ser ainda muito condenada quando feito em público.

Mas foquemos-nos nos benefícios que a amamentação traz para a saúde. Como destaca a revista norte-americana Cosmopolitan, a amamentação reduz o risco de cancro da mama, uma vez que a lactação ajuda o tecido mamário a atingir uma maturação completa, algo que não acontece quando a mulher não amamenta.

E por falar em cancro, a ciência também já descobriu que a amamentação reduz o risco desta doença nos ovários, uma vez que suprime a ovulação e aniquila os anticorpos que estão associados a este tipo de cancro.

De acordo com a publicação, a produção de leite materno custa à mulher cerca de 500 calorias por dia, algo que ajuda ainda a acelerar o metabolismo e a equilibrar os níveis de glicose no sangue, algo que permite, ainda, reduzir a probabilidade de ter diabetes tipo 2.

A amamentação está ainda associada a um menor risco de pressão arterial elevada a longo prazo, uma vez que as hormonas que ajudam na produção do leite materno (a oxitociona e a prolactina) conseguem ainda diminuir a pressão do sangue, fazendo cair, também, o risco de ataque cardíaco.

Dizem os especialistas ouvidos pela revista que amamentar pode ainda ajudar na prevenção de depressões e de doenças crónicas.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório