Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Afinal, com o que sonham os cães?

Sim, os cães são capazes de sonhar, e um estudo realizado em 2001 pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts, MIT, revelou que os animais têm, sim, a capacidade de entrar em sono REM - o tipo de sono mais profundo - com uma atividade cerebral bastante intensa.

Afinal, com o que sonham os cães?
Notícias ao Minuto

11:30 - 09/09/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Sonhos dos cães

Estudos adicionais que recorreram a dispositivos de eletroencefalograma revelaram que os cães, especificamente, também têm uma atividade cerebral intensa quando alcançam o estado profundo de sono. Como acontece com os seres humanos, durante o sono REM (Rapid Eye Movement (‘movimento rápido dos olhos’) a respiração diminui e ocorrem movimentos oculares, indicando a ocorrência de sonhos. Veja também as raças de cães ideais para cada signo.

Mais ainda, muitos cães contraem-se durante o sono e, inclusive, chegam a latir, o que também indica que estão a sonhar e, possivelmente, a perseguir algum alvo.

Tal como o ser humano, que sonha com episódios do quotidiano, os cachorros também têm sonhos acerca do seu dia a dia, de que estão a correr, a pular ou a brincar. O que se sabe, ainda, é que os animais de menor porte tendem a sonhar muito mais do que cães grandes, assim como cães mais velhos sonham mais do que cães de meia idade.

Como convivem sobretudo com os donos, é possível que os animais sonhem frequentemente como eles . Ainda não se sabe os detalhes desses sonhos, até mesmo porque a mente lúcida de um animal é difícil de ser interpretada. Gorilas que recebem treino para se comunicarem por sinais, por exemplo, conseguem contar os seus sonhos aos seus cuidadores.

Para observar o sono do seu cão, o ideal é que espere 20 minutos após ter adormecido. Nesse ponto, é possível que os músculos do bicho se contraiam e que movimente os olhos – esses sinais são típicos de que o cão está a entrar no sono REM e a começar a sonhar.

Durante esse estágio, não atrapalhe o sono do cachorro e evite fazer barulho e tocá-lo. De qualquer forma, para a sua alegria, o mais provável mesmo é que o seu cão sonhe que está a brincar e a correr consigo.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório