Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 26º

Currywurst assinala os 70 anos, está boa e recomenda-se

A currywurst, uma salsicha com molho de caril, considerada o prato mais típico de Berlim, celebra 70 anos e continua a conseguir fintar a concorrência na capital alemã.

Currywurst assinala os 70 anos, está boa e recomenda-se
Notícias ao Minuto

10:30 - 08/09/19 por Lusa

Lifestyle Comida

Espalhadas pela cidade não faltam restaurantes e quiosques de comida rápida a vender hambúrgueres ou kebab, mas a currywurst continua a ser a favorita, principalmente para os turistas que visitam Berlim.

"Nunca provei, vai ser a minha primeira vez", conta o valenciano Vicent que está de passagem pela cidade num programa de Interrail.

O valor da iguaria típica varia, podendo, em alguns locais, ser comprada por pouco mais de dois euros.

"Está a bom preço, se compararmos com outras coisas, até me parece barato", comenta o espanhol enquanto segura no pequeno prato de papel. A salsicha vem fatiada, com um pequeno garfo de plástico colorido, e um guardanapo de papel.

Pode ser servida com um pão pequeno (brötchen), batatas fritas ou, mais raramente, salada de batata. O que não varia é o molho que dá nome à salsicha (Wurst): 'ketchup' e 'curry' (denominação em inglês do caril, uma mistura de especiarias).

"O nosso segredo está na carne, temos um fornecedor próprio e produzimos aqui as salsichas. O molho também é uma receita nossa, familiar, com muitos anos", descreve Jadwiga Bosco à agência Lusa.

A trabalhar na Currywurst House, em Potsdamer Platz, adianta que recebe mais clientes estrangeiros do que alemães.

"Vendemos maioritariamente a pessoas de outros países. Vêm de todo o mundo para visitar Berlim, da América do Sul, ao Reino Unido, ou Austrália, e aproveitam para provar a currywurst", explica, enquanto vai atendendo mais um grupo de turistas.

A origem da salsicha, que pode ser encontrada em toda a Alemanha, principalmente nos mercados e nos quiosques de rua, remonta ao final dos anos quarenta. Em 1949, um soldado britânico terá oferecido a Herta Heuwer, dona de um pequeno estabelecimento no bairro de Charlottenburg, em Berlim, o 'curry'.

A alemã terá criado um molho misturando tomate e vários condimentos, entre eles o caril, tendo, a 4 de setembro de 1949, patenteado a ideia. Mas há outras versões. No livro 'À descoberta da Currywurst', o escritor Uwe Timm (Die Entdeckung der Currywurst) garante que a ideia nasceu em Hamburgo.

De acordo com o Museu da Currywurst, que fechou portas no ano passado, os alemães comem cerca de 800 milhões destas salsichas por ano.

O 70º aniversário da Currywurst foi também assinalado com o lançamento de uma moeda que tem sido alvo de críticas e várias piadas. Nela pode ver-se a criadora da ideia ao lado de duas salsichas gigantes com molho de Curry e um garfo de madeira.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório