Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Cinco razões por que as mulheres necessitam de urinar constantemente

“Há uma série de razões que influenciam a frequência com que temos que urinar. Isso inclui idade, dieta, condições médicas, medicamentos, volume e tipo de ingestão de líquidos”, explica Ekene Enemchukwu, urologista do Stanford Medical Center, nos Estados Unidos.

Cinco razões por que as mulheres necessitam de urinar constantemente
Notícias ao Minuto

13:00 - 05/09/19 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Vontade de urinar

Contudo, a verdade é que algumas pessoas só têm uma anatomia diferente e uma bexiga menor, ou o corpo produz mais urina. Também é possível que conheça alguém que beba imensa água, mas que nunca necessite de fazer xixi, por exemplo, como aponta a revista Cosmopolitan.

Outra das razões mais comuns por trás da vontade de urinar constantemente é a idade. Conforme envelhecemos, há um risco maior de desenvolver bexiga hiperativa e incontinência urinária, como a perda do controlo da bexiga.

Por que necessita de fazer muito xixi?

1. Bebe muito café

Irritantes da bexiga, como bebidas com gás, comidas picantes, frutas ácidas, adoçantes artificiais, açúcares e álcool, podem aumentar a vontade de urinar. As bebidas com cafeína têm um efeito particularmente forte. “A cafeína é tanto um irritante direto da bexiga, e também é um diurético”, explica Bilal Chughtai, professor de urologia da Weill Cornell Medicine (EUA). “Isso torna a bexiga mais hiperativa, e também faz com que produza mais urina.”

Para reduzir o seu desejo de fazer xixi, limite-se a duas chávenas de bebidas com cafeína por dia – esse é o máximo antes de começar a aumentar a frequência urinária, segundo um estudo publicado no International Urogynecology Journal.

2. Stress

Como se a ansiedade e o stress não fossem o suficiente, aqui está um efeito colateral menos falado: fazer muito xixi. “Às vezes, se está ansiosa ou stressada, isso pode levar a uma alta sensibilidade da bexiga”, explica Chughtai.

3. Tem uma infeção do trato urinário

As infeções urinárias (também conhecidas como cistite se as bactérias atingirem a bexiga) intensificam a vontade de urinar. O sexo (que pode espalhar os germes da sua vagina para a uretra) pode aumentar o risco de infeções incómodas. Se tem uma infeção do trato urinário, provavelmente precisará de um antibiótico para manter os sintomas sob controlo (e começar a fazer xixi normalmente novamente).

4. Está com prisão de ventre

Se está a sofrer de obstipação há algum tempo, a micção frequente pode acompanhar os sintomas. Por quê? Demasiado esforço sobrecarrega os músculos da bexiga e o assoalho pélvico, que são essenciais para ajudar a controlar o desejo de urinar. Com o tempo, esse excesso de pressão enfraquece os músculos, dificultando a sua manutenção. Muitas vezes, aumentar a ingestão de fibras é suficiente para mover o intestino.

5. Sofre de diabetes

Alguns sintomas de diabetes descontrolado? Excesso de sede e micção frequente (micção noturna também pode ser um sinal). Se sofre de diabetes não tratada, então o seu corpo está a tentar livrar-se do excesso de açúcar no sangue. Isso significa que acaba por urinar em demasia. Pode seguir-se a desidratação, tornando-se consequentemente num ciclo vicioso.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório