Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

Noites quentes. Oito razões médicas para fazer sexo todos os dias

Eis os motivos apontados pela ciência para manter uma vida sexual ativa. Desde proteger o coração ao reforço do sistema imunitário.

Noites quentes. Oito razões médicas para fazer sexo todos os dias
Notícias ao Minuto

22:00 - 04/09/19 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Benefícios do sexo

Há quem diga que o mundo gira à volta do sexo, e ao que parece a ciência concorda. Já que de acordo com vários estudos manter uma vida sexual ativa protege e reforça o organismo. 

Mas final, quantas relações por dia, semana ou mês são necessárias para garantir esses benefícios para a saúde?

Não há resposta. “Até porque quantidade não tem a ver com qualidade”, diz o urologista e terapeuta sexual Celso Marzano, de São Paulo, em declarações à revista Super Interessante. Desde que o casal se sinta bem com uma relação diária ou semanal, o organismo já vai tirar proveito.

Eis por que deve fazer sexo todos (ou quase todos os dias):

1. Proteção cardiovascular

"Durante a relação sexual, como na prática de exercício físico moderado, há um aumento temporário do trabalho cardíaco e da pressão arterial”, explica o cardiologista José Lazzoli, da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Desporto. Para preservar as artérias, contudo, é preciso suar a camisa no mínimo 30 minutos diários cinco vezes por semana.

2. Um remédio contra a dor

Durante o sexo, o corpo produz uma porção de substâncias, entre hormonas e nurotransmissores. Uma delas é a endorfina. Essa molécula capaz de aliviar as sensações dolorosas é descarregada durante o orgasmo. “Trata-se do maior analgésico do nosso corpo”, afirma a médica Ruth Clapauch. E a sua ação prolonga-se após o ato sexual.

3. Reduz o stress

Um estudo realizado pela Universidade de Paisley, na Escócia, constatou: os voluntários que faziam sexo com penetração respondiam melhor a situações stressantes. “A atividade sexual diminui o nível de ansiedade”, diz o urologista Joaquim de Almeida Claro, da Universidade de São Paulo (USP). 

4. Melhora a auto-estima

“A autoestima melhora porque o indivíduo sente-se desejado pelo outro”, resume a psicóloga Ana Canosa. E não pense que tal se deve apenas ao orgasmo. “As preliminares também são fundamentais, sobretudo para a mulher, que precisa de ser tocada e beijada. A excitação promove uma maior libertação de hormonas, aumentando o tamanho do canal vaginal e as chances de chegar ao orgasmo”, diz o ginecologista e obstetra Francisco Anello.

5. Mais prazer, menos gordura

“O esforço de uma atividade sexual equivale, em média, a uma caminhada ao ritmo de 7,5 quilómetros por hora”, calcula o cardiologista José Lazzoli. “Dependendo da intensidade da relação, é possível queimar entre 100 a 300 calorias”. 

6. Reforça as defesas 

Fazer sexo uma ou duas vezes por semana fortalece o sistema imunitário. É o que sugerem investigadores norte-americanos que compararam amostras da saliva de pessoas sexualmente ativas com as de voluntários que se aventuravam pouco na cama. Concluíram: quem tinha relações com certa frequência abrigava mais anticorpos. 

7. Músculos fortalecidos

A atividade entre quatro paredes exige o esforço de alguns grupos musculares. Tudo depende, por exemplo, das posições na hora H, mas é possível trabalhar as coxas, o dorso e o abdómen. No caso das mulheres, a relação envolve ainda a movimentação dos músculos da vagina tonificando-os - o que por sua vez ajuda a prevenir condições como incontinência urinária. 

8. Melhora a qualidade do sono

Sim, uma noite tranquila também depende de uma cama 'movimentada'. “A relação favorece o relaxamento muscular”, afirma o urologista e terapeuta sexual Celso Marzano. Isso porque, graças ao orgasmo, o corpo recebe uma enxurrada de substâncias que não demoram a agir, fazendo com que o indivíduo sinta uma mistura de bem-estar e exaustão.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório