Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Colesterol no limite: Nove alimentos que ajudam a prevenir a condição

Dieta adequada é aliada para evitar o problema.

Colesterol no limite: Nove alimentos que ajudam a prevenir a condição
Notícias ao Minuto

08:00 - 04/09/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Colesterol alto

O colesterol é um tipo de gordura natural do corpo e agente de funções importantes no organismo. Porém, quando esse tipo de substância atinge um nível muito elevado, nomeadamente o colesterol mau (LDL), os cuidados com a saúde do coração devem ser redobrados. Já que o índices altos podem provocar a ocorrência de ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais (AVCs).

Uma boa forma de prevenir o colesterol alto é incluir alguns alimentos na sua dieta. E estes são segundo os nutricionistas os mais indicados:

1) Frutas vermelhas

Framboesa, amora, mirtilos, goji, cereja, açaí e morango. Todas estas frutas ajudam a controlar as taxas de colesterol sanguíneo e atuam na prevenção da hipertensão arterial, levando ao relaxamento das artérias e contribuindo para uma boa saúde cardiovascular.

2) Peixe (salmão, atum, sardinha)

Ricos em ómega-3, um tipo de gordura benéfica que diminui a captação de LDL pela parede das artérias, previnem contra a formação de placas. Prefira as versões assadas, grelhadas e cozidas.

3) Chá verde

A ingestão regular de chá verde está associada à prevenção e controlo de doenças cardiovasculares. É fonte de epigalocatequinas (EGCG), um poderoso antioxidante que ajuda na redução dos níveis de colesterol total e LDL.

4) Chocolate amargo

Rico em polifenóis, uma classe poderosa de antioxidantes, que ajudam a potencializar os níveis de HDL, também conhecido como colesterol bom. Além disso, impede que as plaquetas se unam umas às outras, mantendo as artérias desobstruídas.

5) Abacate

Uma ótima fonte de gordura monoinsaturada, que contribui para a redução do colesterol LDL e o aumento do HDL, auxiliando na prevenção contra doenças cardiovasculares. Concentra altas quantidades de beta-sitosterol, um fitosterol que reduz a quantidade de colesterol absorvida dos alimentos.

6) Alho

Contém aliina e alicina, antioxidantes que contribuem para diminuir o colesterol e reduzir a pressão arterial.

7) Azeite

Fonte de ómega-9 (gordura do tipo monoinsaturada) e ácidos fenólicos com alto potencial antioxidante. Estas substâncias proporcionam benefícios na prevenção de doenças cardiovasculares, controlo da pressão arterial e do colesterol.

8) Vinho tinto

Contém uma substância chamada resveratrol, que atua na redução do colesterol e tem efeito antioxidante. Ao impedir que as partículas de LDL se oxidem, a substância evita indiretamente que estas se fixem na parede dos vasos. No entanto, é necessário consumir com moderação!

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório