Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Diga não ao rabo de cavalo. Cinco razões por que o seu cabelo está a cair

Poucas coisas são piores do que pentear os fios e ver um monte deles na escova, no chão, preso às paredes do chuveiro, ou no ralo do lavatório...

Diga não ao rabo de cavalo. Cinco razões por que o seu cabelo está a cair

É importante saber que existem alguns principais motivos para que o seu cabelo esteja a cair e que há uma solução para cada um deles.

Mas antes de tudo, fique calma. “É normal perder, em média, entre 60 a 100 fios por dia”, diz Anabel Kingsley, tricologista especialista em couro cabeludo, nos Estados Unidos. Se ainda assim sentir que está a cair mais do que isso, pode haver alguma razão por trás.

Os principais motivos para o seu cabelo estar a cair

1. Não tem cuidado bem dele

Costuma usar (e abusar) do ferro de alisar ou de encaracolar? Ou então está focada em conquistar aquele loiro platinado dos seus sonhos? Esses podem ser alguns agravantes para a perda dos fios.

A solução: agora é a hora de aprender a aceitar mais o seu cabelo, da textura à cor natural. Use um champô livre de sulfatos que limpe sem deixar os fios secos. Aposte também em protetores térmicos e evite penteados como rabo de cavalo e tranças.

2. Tem problemas de tiroide

Tanto o hipotireoidismo quanto o hipertireoidismo podem levar à perda de cabelo, assim como a queda dos pelos das sobrancelhas, de acordo com uma pesquisa publicada pelo International Journal of Trichology. Isso acontece porque a tiroide altera as hormonas responsáveis pelo crescimento do cabelo quando está fora de sintonia. “Assim, o fio cai naturalmente, mas não é substituído por um novo crescimento”, explica Anabel.

A solução: Depois de tratar os problemas de tiroide, o cabelo geralmente volta a crescer. Também pode ajudá-lo adotando hábitos saudáveis que ajudam a impulsionar o crescimento, incluindo ingestão de alimentos ricos em proteína como frango, tofu, iogurte grego e nozes.

3. Está muito stressada

O trabalho é o último lugar onde ultimamente quer estar? Terminou um relacionamento? Está ou este doente recentemente? Todas essas situações criam stresse, levando a uma condição conhecida como ‘perda de cabelo por choque’. A má notícia é que isso pode levar entre semanas a meses para parar. O segredo é curar a fonte que está a causar essa ansiedade extrema. “Mas a boa notícia é que o cabelo volta ao normal depois disso”, diz Deanne Mraz Robinson, professora clínica assistente de dermatologia no Yale New Haven Hospital (EUA).

A solução: seja uma aplicação de meditação, um novo hobbie ou sair com os amigos, vale a pena encontrar alguma forma para relaxar. E se não conseguir lidar com a situação sozinha, não hesite procurar um psicólogo.

4. Acabou de ser mãe

“Graças às alterações hormonais, é normal perder cabelo após a gestação”, explica Marina Peredo, dermatologista em Nova Iorque (EUA). Enquanto está grávida, os seus níveis de estrogénio disparam, levando a um aumento no crescimento do cabelo. “Contudo, esses níveis caem alguns meses depois de dar à luz, forçando o cabelo a mudar para a fase de ‘descanso’ e não de ‘crescimento’.”

A solução: fique tranquila, pois o seu cabelo deve começar a crescer de novo por conta própria três a quatro meses depois de ter o bebé.

5. Sofre de síndrome do ovário policístico

Outra causa pode ser a síndrome do ovário policístico, que altera os índices hormonais e bombeia testosterona em excesso. Outros sintomas incluem aumento de peso, acne grave e pelos excessivos no corpo.

A solução: se suspeitar que tem síndrome do ovário policístico, deve consultar um ginecologista para começar o tratamento adequado. Depois de excluir outros problemas (já que não há um teste para essa condição), o especialista provavelmente irá equilibrar as suas hormonas juntamente com um medicamento para a diabetes para regular os níveis de insulina. O tratamento deve ajudar a restaurar o cabelo.

Mas nada disse se aplica para mim. E agora?

Consulte um dermatologista. “Os médicos dermatologistas podem solicitar exames minuciosos (incluindo de sangue ou biopsias) para descobrir verdadeiro motivo do problema”, finaliza Deanne.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório