Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Muito cuidado. Cientistas afirmam que abelhas têm uma cor favorita

Quando se trata de abelhas, a sua cor favorita tem de facto uma funcionalidade.

Muito cuidado. Cientistas afirmam que abelhas têm uma cor favorita
Notícias ao Minuto

07:10 - 03/09/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Abelhas

Para efeitos desta investigação, publicada no periódico PLOS ONE, os investigadores utilizaram em laboratório abelhas, de nove colónias na Alemanha, que jamais haviam visto flores reais e expuseram-nas a flores artificiais de várias tonalidades.

Os cientistas apuraram que essas abelhas geralmente preferem a cor violeta e aparentemente de forma natural.

Numa segunda fase da experiência, os cientistas deixaram as abelhas das mesmas colónias procurar néctar em flores reais no seu habitat natural. As flores violetas onde as abelhas residem produzem muito mais néctar - o alimento destes insetos - do que quaisquer outras. Assim, as colónias de abelhas que preferiram a violeta colheram mais néctar.

"Ter uma cor favorita não é algo exclusivo do ser humano. Até os animais, neste caso as abelhas, têm cores prediletas, e muitas vezes essa preferência reflete alguma utilidade. As abelhas optam pelo violeta por questões evolutivas e de sobrevivência da espécie", disse o investigador Nigel Raine, ecologista evolucionista da Universidade de Londres, em declarações ao jornal The Guardian.

Este trabalho poderá ter implicações para outras espécies, "com preconceitos sensoriais embutidos ajudando os animais inexperientes", sugeriu Raine. "Por exemplo, podemos esperar que as espécies de macacos que vivem em florestas densas prefiram cores avermelhadas para ajudá-los a encontrar frutos maduros contra o fundo predominantemente verde”, concluiu.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório