Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Afinal, por que sinto comichão no corpo durante o treino?

É uma reclamação muito comum, mas pouco discutida: ‘mal aqueci e sinto comichão no corpo todo’. Mas, qual é o motivo?

Afinal, por que sinto comichão no corpo durante o treino?
Notícias ao Minuto

15:23 - 02/09/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Comichão no treino

Teorias não faltam: podem ser os efeitos de uma depilação recente? Uma reação da pele ao suor? Algo mais sério?

Boas notícias: não, não é alérgico à sua transpiração, segundo a dermatologista Yan Isabel Zhu. Além disso, “a concentração de sal no suor é desprezível. Então, este não poderia ser o fator da comichão”, explicou em declarações à revista Women’s Health.

Ao invés disso, as causas mais comuns são: a produção de histamina (um composto que provoca, nos indivíduos sensíveis, reações alérgicas variadas) pelo corpo devido à fricção de roupas muito apertadas durante os treinos ou o calor do corpo gerado pela atividade física; ou uma reação alérgica aos químicos ou materiais presentes no vestuário de treino.

“A fricção e o calor podem estimular as células da sua pele a lançarem a histamina, que tem o mesmo fator inflamatório que causa os sintomas de alergias sazonais, como o nariz congestionado ou a comichão”, diz Zhu. Para testar se esse é mesmo o problema, exercite-se com roupas mais largas e confortáveis e veja se os sintomas continuam ou desaparecem.

Num segundo cenário, podem haver resquícios químicos de roupas novas e não lavadas. Portando, se lavou a roupa, saiba que resíduos de detergente ou de amaciador também causam reações.

Também pode estar a reagir a alguns materiais de fábrica usados para fazer o elástico do vestuário de ginásio. “Reações alérgicas não aparecem do nada”, afirma Zhu. “Têm sempre um início insidioso. O que significa que, se o seu corpo é exposto a uma substância alérgica por muito tempo, começa a ficar sensível a esse composto”.

Lave roupa nova com sabão neutro e não use amaciadores. Repare se tem alguma reação quando usa apenas certas calças e compare os componentes da fibra para ver se há um culpado em comum. Você também pode achar as roupas 100% algodão mais confortáveis do que as com tecidos sintéticos, como poliéster, spandex, ou lycra.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório