Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

Comichão no couro cabeludo: As quatro principais causas

A comichão no couro cabeludo pode ser provocada por fatores como infeções fúngicas, dermatite seborreica, piolhos ou alergias, podendo provocar outros sintomas como vermelhidão, sensibilidade, descamação ou irritação dependendo da causa que origina o problema.

Comichão no couro cabeludo: As quatro principais causas
Notícias ao Minuto

14:09 - 30/08/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Comichão na cabeça

De modo a identificar a causa é importante ir ao dermatologista para que possam ser realizados exames com o objetivo de obter um diagnóstico e iniciar o tratamento.

De acordo com a publicação Tua Saúde, as principais causas de comichão no couro cabeludo são:

1. Dermatite seborreica

A dermatite seborreica, comummente chamada de caspa, consiste numa alteração da pele que causa comichão, descamação e aparecimento de manchas vermelhas na pele, sendo um problema muito comum no couro cabeludo.

Esta doença geralmente é causada por fungos, devido ao enfraquecimento do sistema imunitário ou a stress. Os sintomas podem ser controlados com o uso de alguns fármacos ou champôs indicados pelo dermatologista. 

2. Pediculose

A pediculose é caracterizada por uma infestação por piolhos que causa comichão intensa e que surge geralmente em crianças em idade escolar, e passa facilmente de pessoa para pessoa através do contacto direto com o cabelo ou objetos como pentes, chapéus ou almofadas.

3. Micose do couro cabeludo

A micose do couro cabeludo, também conhecida por 'Tinea capitis'consiste numa infecção provocada por fungos, que pode manifestar-se através de comichão intensa, presença de caspa e crostas amarelas na cabeça, além de queda de cabelo em algumas regiões. Além destes sintomas, algumas pessoas podem ainda apresentar ínguas doloridas no pescoço, devido à resposta do sistema imunitário para combater a infecção. 

Altamente contagiosa, para evitar a transmissão não devem ser partilhados objetos como pentes, toalhas ou chapéus com pessoas que sofram da condição. 

4. Alergia no couro cabeludo

Uma alergia no couro cabeludo pode ser provocada por produtos cosméticos, químicos ou até mesmo exposição ao sol ou uso de tintas para o cabelo, podendo provocar comichão extrema, vermelhidão ou sensibilidade nesta região.

Se acha que pode estar a sofrer de alguma destas condições, então não hesite em procurar um farmacêutico ou consultar um dermatologista.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório