Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 26º

Cinco super benefícios de beber leite e quanto deve ingerir por dia

O leite protege os dentes e ossos, ajuda na perda de peso, proporciona bem-estar mental e diminui o risco de diabetes tipo 2.

Cinco super benefícios de beber leite e quanto deve ingerir por dia
Notícias ao Minuto

08:00 - 30/08/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Beber leite

O leite é uma das melhores fontes de cálcio disponível. Como tal, é um alimento essencial para a saúde dos ossos e dentes e o seu consumo previne o aparecimento de osteoporose entre outras condições, como reporta a publicação especializada Medical Daily.

Adicionalmente, a bebida pode contribuir para a perda de peso, proporcionar bem-estar e combater a diabetes tipo 2. O alimento é um aliado de quem pratica exercício físico e é especialmente necessário na infância e adolescência, mas também na idade adulta. 

O valor nutritivo do leite

O leite e os seus derivados são uma das principais fontes de cálcio na dieta. Isto porque este mineral é mais biodisponível, ou seja, é melhor absorvido do que o cálcio presente em fontes vegetais. O cálcio é essencial para a saúde dos ossos e dentes e assim previne a osteoporose. Além disso, estudos apontam que o cálcio pode impedir a agregação de gordura e estimular a sua queima.

Já a proteína, também presente em boas quantidades no leite e derivados, irá auxiliar no crescimento de crianças, na formação e manutenção dos órgãos e na cicatrização.

O alimento também possui  vitamina A que é essencial para o crescimento e desenvolvimento dos ossos, saúde dos olhos, da pele e do cabelo. O nutriente ainda tem um efeito antioxidante que ajuda a proteger o corpo da ação dos radicais livres que colaboram para o envelhecimento precoce das células.

A vitamina D também está presente na bebida. Entre os muitos benefícios deste nutriente, destaca-se o seu papel fundamental na saúde dos ossos. Isto porque ajuda a aumentar a absorção de cálcio pelo intestino, colabora na fixação desse mineral e do ferro nos ossos e nos dentes e ainda ajuda a impedir a perda da massa óssea.

O leite ainda conta com as vitaminas do complexo B, que apesar de estarem no alimento em menores quantidades, estão associadas ao bom funcionamento do sistema nervoso. A bebida conta igualmente com o potássio que é importante para a saúde do organismo como um todo. O potássio atua na contração muscular, tem um papel fundamental no bom funcionamento do sistema nervoso e ajuda a proteger o organismo da hipertensão e das doenças cardiovasculares.

E a presença do aminoácido triptofano promove a sensação de calma e bem-estar, relaxa os músculos, induz o sono e aumenta quantidade de serotonina no cérebro. Veja também os benefícios de beber vinagre de maçã em jejum.

Benefícios comprovados do leite

Fortalece os ossos e dentes

O leite e os seus derivados são extremamente importantes para a formação dos ossos e dentes na infância e adolescência e para a manutenção de ambos durante a vida adulta. 

Previne osteoporose

A osteoporose ocorre quando o corpo deixa de formar quantidades suficientes de material ósseo novo, ou quando muito material dos ossos 'antigos' é reabsorvido pelo corpo - em alguns casos, pode ocorrer as duas coisas. Se os ossos não se estão a renovar como deveriam, ficam cada vez mais fracos e finos, sujeitos a fraturas.

O leite ajuda a prevenir esta doença por conter boas quantidades de cálcio e também por ter vitamina D. 

Ajuda a emagrecer

Um estudo feito na Universidade da Califórnia, Estados Unidos, e publicado no Journal of The American College of Nutrition observou que pessoas que consomem mais leite têm um menor risco de desenvolver obesidade.

Os investigadores sugerem que o alto teor de cálcio presente no leite ajuda na perda de peso. Isto porque, segundo os autores, quando o organismo tem falta de cálcio, há uma maior tendência para que as células reduzam a queima de gordura.

Proporciona bem-estar

O leite conta com triptofano. Trata-se de um aminoácido que proporciona a sensação de calma e bem-estar. A substância relaxa os músculos e induz ao sono, por isso, tomar um copo de leite antes de ir dormir é uma ótima ideia.

Previne diabetes tipo 2

Estudos apontam que a redução do cálcio e da vitamina D no sangue aumentam o risco de desenvolvimento de diabetes tipo 2. Por isso, o consumo do leite, que é uma excelente fonte de cálcio, e ainda possui vitamina D, previne o aparecimento da doença. 

A quantidade recomendada de leite

Para suprir as necessidades diárias de cálcio, 1000 mg, a orientação é consumir três porções de produtos lácteos por dia. Por exemplo, pode optar por ingerir um copo de 200 ml de leite, uma fatia de queijo de 50 gramas e um iogurte.

A Organização Mundial da Saúde (OMS, em 2014) recomenda um consumo per capita de leite de 200 litros ao ano por habitante, cerca de 0,575 litros por dia.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório