Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

O leitor perguntou: O que é mais saudável, açúcar ou adoçante?

Resumindo. Deve simplesmente evitar os dois.

O leitor perguntou: O que é mais saudável, açúcar ou adoçante?
Notícias ao Minuto

07:05 - 30/08/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Açúcar ou adoçante

Açúcar ou adoçante? A maioria dos indivíduos que optam por ingerir uma alimentação mais saudável, tendem a escolher a segunda opção.

Porém, e de acordo com os especialistas o adoçante não é de todo mais benéfico para o organismo. “O adoçante é uma substância de baixo ou nenhum valor calórico que fornece um gosto doce aos alimentos. Foi criado para substituir o açúcar, que foi sempre considerado o vilão da obesidade”, explica a nutricionista brasileira Bruna Lyrio, em declarações à revista Abril.

Ou seja, ao optar pelo consumo de adoçante, vai realmente estar a consumir menos calorias do que estaria com o açúcar. Mas isso não significa que o adoçante é o ‘herói’ da sua dieta. “A substância pode alterar a microbiota intestinal – as bactérias boas presentes no órgão e que estão relacionadas à saúde do corpo, ao sistema imunológico, nervoso, e até mesmo à perda de peso”, afirma Bruna.

Portanto, pode até ser que a substância ajude quem necessita focar-se numa dieta de restrição calórica, nomeadamente pobre em gorduras e açúcares. Mas, é preciso estar atento ao consumo excessivo. Ter um acompanhamento profissional e substituir, sempre que puder, alimentos que necessitam de ser adoçados por coisas mais naturais (frutas e verduras), são hábitos mais indicados, defende a nutricionista. “O paciente tem que sentir o paladar real dos alimentos, visto que quanto mais doces consumimos, mais vontade temos de comer.”

E estudos recentes apontam que o exagero no consumo de adoçantes pode não ser a melhor opção até para diabéticos. Isto porque foi relacionado com a resistência insulínica, uma vez que estimula a produção de hormonas que desregulam a quantidade de açúcar no sangue.

“De uma forma mais simplificada, podemos dizer que isso ocorre porque o sabor doce ‘percebido’ na boca estimula a produção de insulina. Logo, o consumo de adoçantes pode favorecer o quadro de resistência insulínica, ganho de gordura no fígado e aumento de peso. Favorecendo consequentemente um quadro inflamatório, a obesidade e até mesmo o aparecimento de diabetes do tipo 2".

Existem inclusive vários tipos de adoçantes. Os naturais, como stévia e xylitol, são feitos com raízes de plantas, vegetais e cogumelos. E são os mais recomendados. Já os artificiais são produzidos por meio de processos químicos e devem ser evitados. Alguns exemplos deles são o ciclamato, acessulfame de potássio, aspartame e a sacarina. Na sua próxima visita ao supermercado, esteja atento aos rótulos.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório