Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Por que os gatos dormem tanto? A ciência explica

Os cientistas ainda não conseguiram desvendar totalmente por que estes felinos passam pelo menos a metade do dia a dormir.

Por que os gatos dormem tanto? A ciência explica
Notícias ao Minuto

11:30 - 29/08/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Gatos

Uma das hipóteses levantadas é o facto dos gatos serem, por natureza, caçadores. Assim, instintivamente, poupariam o máximo de energia para o momento de uma eventual caçada, mesmo que isso seja pouco provável na vida dos animais domesticados.

Estudos revelam que os gatos alternam momentos de sono leve (cerca de 70% do tempo) com períodos de sono profundo, quando podem ser observados movimentos rápidos dos olhos – sigla REM, em inglês. Esse movimento, também presente no sono humano, é um indicativo de que os bichanos podem ter atividades oníricas, ou seja, sonhos. A maior parte dos especialistas acredita em tal hipótese e o facto dos gatos mexerem as patas e as unhas, agitarem as orelhas e fazerem ruídos estranhos na fase de sono REM seria evidência desses sonhos.

Outra curiosidade a respeito do descanso do animal é o estado de atenção conservado. Mesmo a dormir, o bichano acorda rapidamente ao primeiro sinal de perigo. Talvez por isso, ao contrário de nós, os gatos não ‘apaguem’ por longos períodos.

Dormem durante curtos intervalos ao longo do dia, podendo totalizar em alguns casos mais de 16 horas de olhos fechados. Em média, porém, o descanso fica em 12 horas diárias.

Parece muito, mas num ranking de ‘sonecas’, elaborado pela Universidade de Washington, nos Estados Unidos, o gato só aparece na 18.ª posição.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório