Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Mito ou facto: Beber água com limão faz bem à saúde? A resposta final

Beber água com limão tornou-se nos últimos tempos uma tendência bastante popular, sobretudo entre aqueles que desejam emagrecer e desintoxicar o organismo, mas será que é realmente benéfica?

Mito ou facto: Beber água com limão faz bem à saúde? A resposta final
Notícias ao Minuto

10:00 - 28/08/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Água com limão

De acordo com a nutricionista desportiva Andrea Marim, em declarações à revista Women’s Health, a mistura auxilia a digestão, melhora a absorção de sais minerais e ajuda a desintoxicar o corpo. E os benefícios não param por aí.

Eis seis motivos divulgados pela nutricionista para tomar a bebida ‘milagrosa’ assim que acorda:

A água morna facilita a ingestão

O limão é um fruto rico em vitamina C, fósforo, magnésio, cálcio e potássio. Mas por ser muito ácido, é torna-se mais difícil conseguir todos os seus benefícios. “Não dá para morder a fruta como uma maçã, por exemplo”, diz Andrea. “Por isso a diluição em água é importante, já que deixa a ingestão da fruta mais agradável.”

Ajuda a emagrecer

Água com limão pode ajudar na perda de peso devido à quantidade de fibras. “Limões são ricos em pectina, uma fibra que mantém os níveis de saciedade preenchidos por mais tempo, ajudando a combater ataques de fome”, explica Andrea. Segundo a nutricionista, na mistura também encontramos flavonoides e hesperidina, que ajudam na prevenção de doenças cardiovasculares e obesidade.

Mantém a pele saudável e jovem

A vitamina C e outros antioxidantes presentes no limão combatem os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento da pele. “A ingestão de antioxidantes pode ajudar a compensar esse dano, minimizando as rugas e prevenindo a acne”, diz Andrea. Além disso, alimentos ricos em vitamina C facilitam a síntese do colágenio, proteína responsável pela firmeza da pele e das cartilagens.

Auxilia na digestão

“Começar o dia um copo de água com limão irá proporcionar uma melhor digestão, eliminando assim os restos metabólicos que foram produzidos durante o sono”, explica a nutricionista. Isso porque a fruta possui limoneno, uma película branca presente no interior da casca e que aumenta a capacidade do organismo de eliminar toxinas, inclusive aquelas que podem atrapalhar o bom funcionamento intestinal.

Fortalece a função imunológica 

A vitamina C presente no limão também ajuda a prevenir gripes e resfriados, já que facilita a absorção de ferro, importantíssimo para o ótimo funcionamento do sistema imunitário.

Alcaliniza o corpo

“Pelo fato do limão ser um alimento alcalino para o corpo, equilibra os níveis do pH sanguíneo, ou seja, facilita a libertação de toxinas pelas células”, afirma Andrea. “Como algumas doenças se desenvolvem quando o pH do sangue está ácido, o consumo dessa mistura previne doenças e inflamações e ainda auxilia no emagrecimento.”

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório