Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

O que posso fazer para não engordar após deixar de fumar?

Não engordar ao parar de fumar é uma preocupação real entre algumas pessoas que querem abandonar o cigarro.

O que posso fazer para não engordar após deixar de fumar?
Notícias ao Minuto

14:50 - 27/08/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Deixar de fumar

Isso porque, durante este processo, é normal os ex-fumadores consumirem alimentos da mesma forma que usavam o fumo: para lidar com stress, tédio, tensão ou até mesmo como uma ajuda para se integrarem socialmente.

Os números não mentem. De acordo com um estudo norte-americano, pessoas que param de fumar costumam ganhar cerca de 3 a 4 kg. Além disso, 10% dos ex-fumadores ganham uma quantidade avantajada de peso.

De acordo com Fernanda Alferes, nutricionista da Uni Alimentos (SP), em declarações à revista Women’s Health, além dos novos hábitos, a mudança de metabolismo e a ansiedade são os principais fatores para as pessoas engordarem nesse período de abstinência. Sendo assim, manter uma alimentação equilibrada é o primeiro passo para evitar o ganho de peso indesejado. “É necessário consumir alimentos que possuam substâncias importantes para o bom funcionamento do organismo, para que o metabolismo do ex-fumador volte a ter um padrão de normalidade. Assim, a dieta não será apenas mais um sacrifício”.

Então o que se deve comer para não engordar ao parar de fumar?

“O cigarro geralmente deixa os fumadores sem apetite, por isso muitas vezes não possuem uma rotina alimentar. Uma dica eficaz é ter horários fixos para as refeições e também alimentos saudáveis entre estas”, explica Fernanda.

Além disso, é importante colocar no prato alimentos ricos em vitaminas, nutrientes e hidratos de carbono. “Um que eu gosto bastante é a mandioca. Além de ser rica em fibras – substância que transforma o hidrato de carbono em energia –, ela também aumenta os níveis de serotonina, o neurotransmissor que age nas regiões do cérebro responsáveis pela sensação do bem-estar. Este ingrediente ainda é isento de glúten, auxilia a regular o funcionamento do intestino e traz saciedade entre as refeições”.

Portanto, se pretende abandonar o cigarro, incluir este alimento na lista do supermercado pode ser a chave!

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório