Maldita preguiça! Cinco dicas para deixar de procrastinar

Deram-lhe um prazo para realizar uma tarefa no trabalho há um mês e decide executá-la na véspera? Não desespere, não está só! Infelizmente a procrastinação é um problema que afeta muitos.

Notícia

© iStock

Liliana Lopes Monteiro
27/08/2019 08:00 ‧ 27/08/2019 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle

Procrastinação

Uma publicação recente do The Wall Street Journal revelou que deixar sistematicamente a realização de tarefas para depois e para depois… tem de facto uma explicação psicológica.

Três experts no assunto, Timothy Pychyl, Piers Steel e Alexander Rozental, reuniram cinco passos fundamentais para quem quer deixar de empurrar as coisas com a barriga.

Se é do tipo de deixar tudo para amanhã saiba o que fazer para alterar já esse comportamento:

1 – Seja específico

Tudo bem, tem um grande plano que acaba por não dar certo. O ideal a fazer aqui é desmembrar esse objetivo em pequenas metas específicas e detalhadas. Em vez de dizer que amanhã vai fazer determinada atividade, especifique como será, onde será, quanto tempo vai levar e em que horário acontecerá.

2 – Faça de uma vez

Em vez de fazer uma lista com tudo o que tem de ser feito e de esperar ter uma relação completa de tarefas antes de começar a fazer alguma coisa, simplesmente faça o que vier primeiro à sua mente na medida em que vai se lembrando de cada coisa.

4 – Encontre uma forma de sabotar a procrastinação

Se é do tipo que, enquanto está a fazer uma pesquisa importante na Internet, aproveita para deixar uma janela com aquele site favorito de jogos, mesmo sabendo que jogar, naquele momento, só vai atrapalhar todo o processo, experimente não deixar as senhas de login guardadas no site do jogo – acredite ou não, mas o ‘trabalho’ de ter que digitar o nome de utilizador e senha pode fazer com que desista de jogar e, consequentemente, priorizar o que é mais importante.

5 – Estipule uma recompensa

Da mesma forma que um cão bebé aprende a fazer xixi na rua depois de ‘ganhar’ consecutivamente um petisco de recompensa, pode estipular uma recompensa para si próprio quando conseguir fazer algo que estava a adiar há algum tempo.

Sabemos que você não é um cão, mas a verdade é que o sistema de recompensas é bastante satisfatório para o cérebro humano. Vá lá, não procrastine e experimente!

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas