Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 26º

Técnica torna possível escolher o sexo do bebé antes da fertilização

Utilizando ratos, cientistas japoneses conseguem definir género dos filhotes. Há uma inevitável discussão ética pela frente.

Técnica torna possível escolher o sexo do bebé antes da fertilização
Notícias ao Minuto

14:30 - 26/08/19 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Sexo dos bebés

'Qual será o sexo do bebé?' Durante as primeiras semanas de gravidez, esta é uma das dúvidas que mais mobilizam as emoções dos pais. Talvez não por muito mais tempo. Um estudo recém-divulgado por cientistas da Universidade Hiroshima, no Japão, e reportado pela revista VEJA, revela que a ciência estaria apta a pôr fim à questão. Os cientistas anunciaram o desenvolvimento de uma técnica pela qual é possível escolher o sexo do futuro feto. Apesar do enorme avanço representado pelo método, é inegável que traga à tona questões éticas sobre os limites da ciência.

Biologia

O esperma do macho é que define o sexo da cria. A fémea fornece sempre óvulos com cromossoma X, enquanto há espermatozoides com o X ou com o Y. Quando a combinação final é XX, nasce um filhote do sexo feminino; se for XY, será do sexo masculino. O que a equipa da universidade japonesa conseguiu foi elaborar uma técnica de separação de espermatozoides de acordo com o cromossoma que eles carregam consigo. Para colocá-la à prova, a experência de Hiroshima utilizou roedores.

Após uma série de testes, os cientistas chegaram a uma substância, o resiquimod, que desacelera espermatozoides que carregam o cromossoma X, mas não afeta em nada os que têm o Y. Diante disso, foi possível separar os espermatozoides que dariam origem a fémeas daqueles que gerariam machos. Na sequência, os investigadores partiram para a inseminação em laboratório.

Em teoria, o mesmo método pode funcionar noutros mamíferos — humanos, inclusive. A ideia, entretanto, garantem os cientistas, é aplicar a técnica em setores como a pecuária (permitindo a opção, por exemplo, por mais vacas leiteiras ou bois para o abate). “É preciso debater muitas questões biológicas e principalmente éticas antes de cogitar realizar qualquer coisa similar com humanos”, disse à publicação VEJA o biólogo japonês Masayuki Shimada, coautor do trabalho de Hiroshima.

Por “questões biológicas” entenda-­se o seguinte: não é certo que o mesmíssimo método usado em ratos seria bem-sucedido em pessoas. Pode ser que os espermatozoides de um homem não reajam de igual forma à química do resiquimod — mas a solução poderia ser simples. Muito mais complexos, é claro, são os dilemas morais.

A probabilidade de os mamíferos gerarem machos ou fêmeas costuma ser de 50%. Essa divisão ‘meio a meio’, observada também na espécie humana, confere equilíbrio às populações. “Se a opção de escolher o sexo estivesse amplamente disponível, a distribuição estatística regular da sociedade entraria em risco, sobretudo em países onde impera a ideia arcaica de que o masculino seria superior”, explicou o sociólogo americano Joseph Coughlin, especialista em estudos demográficos do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos. Tome-se o exemplo da China. Lá, a política do filho único (até 2016, permitia-se a cada casal ter apenas uma criança) levou ao aumento do infanticídio de meninas, já que a sociedade chinesa oferece maiores privilégios ao sexo masculino. A proporção chegou à casa de 1,2 menino para cada menina, numa clara rutura do padrão esperado.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório