Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Será que a Internet nos deixou mais limitados intelectualmente?

Segundo o jornalista e filósofo Fabiano de Abreu, que era uma mera desconfiança, agora está cada vez mais próximo de se tornar uma certeza: a internet está a limitar o potencial humano.

Será que a Internet nos deixou mais limitados intelectualmente?
Notícias ao Minuto

19:00 - 23/08/19 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Perigos da Internet

No campo da neurociência já existem estudos que afirmam que o mundo virtual tem mudado o cérebro das novas gerações. Existem também estudos que apontam que as crianças e jovens são agora mais inteligentes devido à Internet, mas também muito mais inseguros e com menos capacidade de lidarem com pessoas e frustrações.

Para Fabiano de Abreu, a Internet e, em especial as redes sociais, estão a mudar a forma como o nosso cérebro funciona, principalmente em relação a cognição: “Na minha opinião quanto mais rostos um indivíduo convive na sua vida, menos decora as faces recentes, decorando-as apenas quando as vê repetitivamente. É como se nosso cérebro fosse seletivo e o armazenamento limitado, apagando assim o que já sabe que é constante, repetitivo e sem aproveitamento. É como se a rede social injetasse tantas informações na nossa mente que fizesse essa parte seletiva agir não só no mundo real como também no online. As informações vem tão 'mastigadas' que o cérebro se adapta a não necessitar de se lembrar, a ter de armazenar, tendo assim um sistema de busca externo. A minha teoria é de que seremos menos inteligentes no futuro, ou talvez apenas teremos um tipo de inteligência diferente que ainda não conseguimos entender. O Google mastiga a informação e nosso cérebro entende essa praticidade, logo pode ser que a nossa inteligência venha a ser diferente da atual, compartilhada com as máquinas”. 

E acrescenta: "Até à idade contemporânea, havíamos evoluímos de forma mais natural, de acordo com o universo. A Internet e as suas consequências obrigaram-nos a armazenar mais informações que podíamos ou que supostamente deveríamos o cérebro, assim como um computador, começou a dar um certo ‘delay’, com dificuldade de processar tudo.  Por isso, agora estamos a ficar mais preguiçosos. Quando fazemos muitas coisas ao mesmo tempo, o nosso cérebro trava, como uma máquina com pouca capacidade de processamento. Agora com tantas informações, vivemos como um HD lotado de informações, lentos, fragmentados, pois ainda não evoluímos na mesma medida. Estamos a aprender a adaptarmo-nos à realidade de viver mais e dedicar o nosso tempo de forma diferente do passado, até que a Internet ocupou esse tempo e o reduziu, fazendo com que vivêssemos uma vida útil menor que na era medieval. Vivemos mais tempo, mas aproveitamos menos a vida real”. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório