Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Como adormecer num minuto? A ciência explica (bons sonhos)

O segredo está na respiração e num breve momento de meditação.

Como adormecer num minuto? A ciência explica (bons sonhos)
Notícias ao Minuto

22:00 - 22/08/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Contra as insónias

De acordo com a Associação de Psicologia Noret-Americana mais de 50% dos Millennials admitem ter passado pelo menos uma noite em branco, nos últimos dois meses, devido ao stress. De facto, o stress afeta gravemente o sono, o que prejudica principalmente a geração jovem atual

Para relaxar e garantir que adormece rapidamente, a revista Time aponta uma simples, mas eficaz, dica que se baseia simplesmente na respiração: partindo da premissa que a ansiedade altera a respiração, havendo até quem a sustenha por alguns momentos. Assim, concentrar-se na respiração num momento de relaxamento e meditação é uma boa forma de acalmar o corpo e adormecer mais facilmente.

Andrew Weil, professor na Universidade de Harvard e defensor da respiração holística, sugere o exercício de respiração 4-7-8, uma técnica que ganhou atenção há cerca de sete anos por ser simples e eficaz (o facto de ter sido referida no programa da Oprah também ajudou a que o método tenha ganho destaque).

Para o praticar, comece por encostar a língua na zona entre o céu da boca e a parte detrás dos seus dentes da frente. Expire completamente pela boca e feche-a. Depois, inspire lentamente pelo nariz enquanto conta até quatro.

Segure a respiração enquanto conta até sete e torne a expirar pela boca enquanto conta mentalmente até oito. Repita todo o processo por mais três vezes.

Bons sonhos!

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório