Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Usar o telemóvel em excesso aumenta risco de obesidade em mais de 40%

O tempo que passa a utilizar este aparelho tem uma relação direta com os seus hábitos alimentares. Saiba qual é o máximo indicado.

Usar o telemóvel em excesso aumenta risco de obesidade em mais de 40%
Notícias ao Minuto

14:34 - 22/08/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Telemóvel e obesidade

Quanto tempo passa por dia com o telemóvel na mão? Estes objetos têm ganho nos últimos anos uma presença de destaque na vida de todos, incluindo de crianças e adolescentes. Porém, o aparelho que até então tinha como objetivo facilitar a comunicação e as tarefas do dia a dia, tem se mostrado prejudicial à saúde quando não é utilizado com moderação. 

Estudos já apontaram problemas de saúde mental e física ligados ao uso de dispositivos móveis. Porém, uma pesquisa recente apresentada no ACC Latin America Conference 2019, notou que o uso por mais de cinco horas de telemóveis está relacionado ao aumento do risco de obesidade em cerca de 43%.

Tempo de uso do telemóvel

A análise foi realizada tendo como base uma amostra de 1.060 alunos da Universidade Simon Bolivar, na Colômbia, e teve lugar entre junho e dezembro de 2018. Entre eles, 700 eram mulheres com uma idade média de 19 anos e 360 homens de 20 anos.

Durante o tempo da pesquisa, os alunos que utilizaram o dispositivo por mais de cinco horas diárias aumentaram seu risco de obesidade em 43%. Além disso, 26% dos participantes que estavam com excesso de peso e outros 4,6% que eram obesos gastavam mais de cinco horas por dia no smartphone.

Maus hábitos alimentares

O estudo também notou que pessoas que usavam o telefone por esse período ou mais, tinham duas vezes mais chances de serem menos ativas fisicamente e de consumir mais bebidas açucaradas, fast food e doces. Porém, a pesquisa encontrou apenas uma associação entre os dados e não uma ligação de causa e efeito.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório