Beber água da torneira pode ser prejudicial para a saúde, diz estudo

Grande parte da população ainda têm o hábito de consumir água diretamente da torneira sem a utilização de um filtro, agora um estudo britânico coloca em causa esse hábito.

Notícia

© iStock

Liliana Lopes Monteiro
22/08/2019 09:00 ‧ 22/08/2019 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle

Beber água da torneira

Afinal, é só abrir a torneira, deixar a água correr para um copo e ‘ver se está tudo OK’. O problema é que mesmo aparentemente límpida, a água pode carregar substâncias nocivas à saúde como chumbo, mercúrio ou pesticidas, como argumenta um novo estudo desenvolvido pela Universidade de Greenwich, no Reino Unido, divulgado pela publicação Mirror Online. 

E para evitar esse tipo de problema, segundo os investigadores, o uso de filtros convencionais de cozinha ou mesmo ferver a água no fogão podem ser ótimas soluções. Mas para acabar com o problema de vez, a instalação de um filtro junto à saída de água da torneira pode ser ainda mais efetivo. Isso porque, além do consumo direto de água, essas substâncias deixarão assim de entrar em contacto, por exemplo, através de verduras ou frutas lavadas com essa água.

A solução

Como funciona um filtro acoplado à torneira?

A maior parte dos filtros utiliza uma forma de carvão ativado para absorver as moléculas na superfície, impedindo que as impurezas saiam. Adicionalmente, dá-se uma troca iónica: íons prejudiciais versus íons inofensivos de mesma carga trabalhando incessantemente para inibir essas substâncias. Os cientistas revelam ainda que já existem soluções de filtro mais avançados que usam, por exemplo, cascas de coco como pequenas esponjas que prendem bactérias e metais pesados, inibindo ainda mais a invasão dessas substâncias.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas