Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Quatro atitudes que ajudam a combater a vontade de comer doces

Está entre aquele grupo de pessoas que considera comer doces como um dos grandes prazeres da vida? Se a resposta é sim, tenha em atenção a quantidade que consome. Isto porque esse desejo, muitas vezes, pode acabar por se tornar uma compulsão e prejudicar a saúde.

Quatro atitudes que ajudam a combater a vontade de comer doces
Notícias ao Minuto

08:00 - 22/08/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Controlar o apetite

Sente que precisa de ajuda para controlar a vontade de comer doces, mas não sabe por onde começar? Calma. Apostar em algumas atitudes simples no dia a dia pode ser a chave para a mudança e para a moderação.

“Os doces não são proibidos, mas devemos refletir e fazer boas escolhas, possibilitando escolher um snack mais saudável e que acarrete benefícios para a saúde”, explica Carolina Pimentel, nutricionista e membro do Conselho Consultivo de Nutrição da Herbalife Nutrition, em declarações à revista GQ.

E nem sempre essa necessidade é psicológica – como um reflexo de algum momento feliz, triste ou de ansiedade. Segundo a profissional, essa vontade incontrolável pode ser fisiológica, já que o açúcar (hidrato de carbono) é a principal fonte de energia usada pelo corpo, principalmente pelo cérebro.

Dicas para controlar a vontade de comer doces

Para manter a compulsão por doces sob controlo e adotar uma alimentação mais saudável, Carolina Pimentel dá os seguintes conselhos:

1. Coma doces na hora certa

Evite consumi-los em jejum. “O melhor momento para comer um doce é sempre após as refeições. E por estar saciado, provavelmente, vai comer em menor quantidade”.

2. Faça boas escolhas

Que tal escolher uma sobremesa saudável à base de fruta? “Doce de banana, compotas ou frutas em calda saciam a vontade por doces e ainda oferecem vitaminas, fibras e outros nutrientes para o organismo”, sugere a nutricionista.

Outra opção são os doces com frutos secos, já que as gorduras boas diminuem a velocidade de absorção do açúcar, e as barras de proteína. “No entanto, se não abdica do chocolate, prefira as versões com mais cacau. O chocolate preto é rico em antioxidantes, que ajudam a proteger a saúde do coração, além de serem aliados da imunidade e da pele”, explica.

3. Coma pequenas porções

Comer doces em pequenas quantidades vai ajudá-lo a matar o desejo. Que tal dividi-lo com um amigo? Além disso, ingerindo esses alimentos de forma moderada diminui a probabilidade de vir a desenvolver uma compulsão por açúcar.

4. Evite ingerir hidratos de carbono simples

Alimentos ricos em carboidratos simples, como pão e massas, aumentam rapidamente os níveis de glicémia no sangue. Por isso, prefira os hidratos de carbono integrais, que mantêm os níveis de açúcar no sangue equilibrados (atenuando assim a vontade de comer alimentos doces e ricos em gordura) e consuma em quantidades moderadas.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório