Meteorologia

  • 19 SETEMBRO 2019
Tempo
21º
MIN 17º MÁX 27º

Edição

O leitor perguntou: Escova de dentes normal ou elétrica, qual é a melhor?

Quem nunca se perguntou que tipo de escova de dentes é melhor para a saúde bucal: manual ou elétrica?

O leitor perguntou: Escova de dentes normal ou elétrica, qual é a melhor?
Notícias ao Minuto

10:00 - 21/08/19 por Liliana Lopes Monteiro  

Lifestyle Escova de dentes

A questão é importante porque a cárie dentária e a periodontiteinfeção das gengivas – são as doenças bucais mais comuns no mundo e podem até levar à perda de dentes, como revela a reportagem da BBC News.

Em ambas as doenças, a causa é a acumulação de placas bacterianas, camadas incolores de bactérias e açúcares que aderem aos dentes. E a forma mais eficaz de prevenção é uma boa higiene bucal, principalmente ao escovar os dentes regularmente. 

Mas afinal, qual é melhor para a higiene bucal, uma escova elétrica ou uma manual?

Vinai Pitchika e sua equipa de investigadores na unidade de periodontologia da Universidade Médica de Greifswald, na Alemanha, monitorizaram mais de três mil pessoas por 11 anos para avaliar cáries, doenças nas gengivas e taxas de perda dentária, avaliando o impacto de longo prazo do uso de escovas de dentes elétricas e manuais.

E concluíram que, para realmente evitar cáries e periodontite, é necessário ter um método adequado de escovar os dentes. "Muitos adultos parecem não ter técnicas adequadas para lavar os dentes", diz o especialista.

"As escovas elétricas podem ajudar a escovar melhor e realmente remover placas e ter uma melhor saúde bucal”.

O problema é que muitas pessoas desconfiam das escovas elétricas porque, apesar de serem recomendadas por muitos profissionais, há muita propaganda dos fabricantes em torno delas. E o preço podem ser bem mais alto que o das escovas manuais.

"Quanto mais dinheiro gasta numa escova de dentes elétrica, mais recursos esta terá", afirma Pitchika. "Por exemplo, podem ter níveis de configurações de 'limpeza', 'vibração', 'pressão' ou informam quando parar de escovar. Mas tudo isso é realmente mais um luxo do que uma funcionalidade essencial”.

No estudo, os investigadores descobriram que os participantes que usam escovas elétricas têm menos cáries, menos periodontite e menos perda dentária. "O que descobrimos é que estas pessoas não precisavam de ter uma técnica adequada para escovar os dentes, porque a escova faz isso por eles", diz Pitchika.

"A melhor maneira de usar a escova elétrica, por mais básica que seja, é movê-la lentamente de um dente para outro. Mas, necessita de se certificar de cobrir toda a superfície dos dentes”, concluiu o médico.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório