Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 21º

Três sintomas pouco comuns de colesterol perigosamente elevado

Os sintomas de colesterol alto, em geral, não existem, só sendo possível identificar o problema através da realização de um exame de sangue. Mas, há exceções.

Três sintomas pouco comuns de colesterol perigosamente elevado
Notícias ao Minuto

08:00 - 21/08/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Sintomas de colesterol

Todavia, o excesso de colesterol no sangue pode provocar um depósito de gordura no fígado, o que, em algumas pessoas, pode gerar sinais como:

- Bolinhas de gordura na pele, conhecido como xantelasma;

- Inchaço do abdômen sem razão aparente;

- Aumento da sensibilidade na região da barriga.

O xantelasma forma-se nos tendões e na pele e é caracterizado pelo aparecimento de caroços de diversos tamanhos, geralmente rosados e com bordas bem definidas. Estes surgem em grupos, numa determinada região, como no antebraço, nas mãos ou em volta dos olhos.

O inchaço abdominal e a sensibilidade nessa região normalmente são causados pelo aumento do fígado e do baço que ocorre quando as concentrações de triglicéridos no sangue atingem valores próximos ou superiores a 800 mg/dl de sangue, podendo até produzir outros sintomas como dor abdominal intensa e náuseas frequentes.

Como os níveis de colesterol têm que estar extremamente elevados para o surgimento destes sintomas, na maioria das vezes a pessoa nem sabe que está a sofrer de colesterol alto, o que facilita a sua progressão e o tratamento tardio. Convém salientar, que quando não é identificado atempadamente, o colesterol pode originar problemas cardiovasculares, ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais (AVCs). 

Como posso confirmar se estou a sofrer de colesterol alto?

A única maneira fiável de confirmar se o colesterol está alto ou não, é através de um exame de sangue para avaliar as quantidades de colesterol total, mau, bom e triglicéridos.

Trata-se de um exame relativamente simples, mas deve ser feito de manhã e em jejum para garantir que os resultados estão corretos.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório