O leitor perguntou: Afinal, comer pipocas é ou não saudável?

A pipoca no seu estado puro não é nada mais do que um grão inteiro que simplesmente estourou. “Então por mais que algumas pessoas a considerem ‘junk food’, não é”, afirma Abby Langer, nutricionista em Toronto, no Canadá.

Notícia

© iStock

Liliana Lopes Monteiro
19/08/2019 13:00 ‧ 19/08/2019 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle

Pipocas

"A pipoca não só tem muita fibra, mas também contém pouca gordura e baixo teor calórico. Além disso, dá a sensação de saciedade". 

O problema, segundo a profissional, é que as pessoas acabam por comer em excesso e consequentemente, consumindo mais calorias do que o esperado. Três chávenas de pipocas com manteiga, por exemplo, equivale a 192 calorias (o dobro das pipocas comuns) e 15 gramas de gordura (cinco vezes mais que a original). “Se não se vai limitar a uma porção, necessita de ter muita atenção ao rótulo e pensar no que realmente vai consumir”, diz Abby.

E as pipocas de micro-ondas?

“É melhor evitá-las”, aconselha. Algumas marcas estão repletas de gorduras transgénicas ou grandes quantidades de gordura saturada (cuidado com a manteiga!).

A dica da nutricionista, neste caso, é colocar os grãos de milho naturais em num saco de pão e estourá-los no micro-ondas. Outra opção é prepará-las no fogão. Aqueça um pouco de azeite ou óleo de coco numa panela funda e acrescente três grãos. Quando estes estourarem, adicione o restante e agite aos poucos. O óleo irá adicionar algumas calorias extras e gordura em comparação com apenas uma xícara simples, mas este método ainda é saudável (e delicioso).

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas