Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Projeto com ADN português forma especialistas em insuficiência cardíaca

O UpSim é um projeto desenvolvido por uma startup portuguesa e promove o treino intenso e avançado no campo da insuficiência cardíaca.

Projeto com ADN português forma especialistas em insuficiência cardíaca
Notícias ao Minuto

16:01 - 15/08/19 por Filipa Matias Pereira

Lifestyle UpSim

As mortes por insuficiência cardíaca vão aumentar 73% até 2036. A conclusão é dos investigadores do Centro de Investigação de Medicina Baseada na Evidência, que conta com elementos ligados à da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, e faz soar o alerta no seio da comunidade médico-científica.

Foi precisamente a pensar na elevada prevalência desta patologia que uma startup portuguesa, a UpHill, desenvolveu um projeto inovador: o UpSim.

Este é, com efeito, um projeto com ADN português que juntou jovens especialistas em Medicina Interna para um treino intenso e avançado no campo da insuficiência cardíaca. Em declarações ao Notícias ao Minuto, Eduardo Freire Rodrigues, CEO da UpHill, recorda que a insuficiência cardíaca é uma "doença muito incapacitante que faz com que os doentes fiquem com sintomas de cansaço, intolerância a esforço, que limita as atividades dos doentes, e que tem uma probabilidade elevada de hospitalizações, de morte precoce e de morte súbita".

Constatou recentemente o relatório Primavera que "o tempo de acesso à inovação terapêutica, em comparação com outros países, aumentou", salienta o médico, explicando que, de facto, "desde que as guidelines são publicadas até que sejam adotadas há um hiato e é esse período de tempo que queremos reduzir".

Foi com esse o objetivo em mente que a UpHill desenvolveu o software que "permite reduzir o tempo que os médicos demoram a adotar as guidelines, por forma a que os doentes consigam ter acesso à medicação/terapêutica mais rapidamente. Promovemos também um tempo mais reduzido de formação e mais eficaz", assevera.

Na prática, detalhou Eduardo Freire Rodrigues, o software "permite que o médico faça o que habitualmente faria na sua consulta ou numa urgência. E o software diagnostica quais são os pontos mais próximos e mais afastados do que são os artigos científicos mais recentes, apresentando ao médico essas recomendações de melhoria que foram publicadas. Ou seja, reduzimos o tempo de acesso à melhor evidência" em insuficiência cardíaca. 

A UpHill juntou-se então à farmacêutica Novartis para promover a adoção de guidelines internacionais no tratamento da doença em Portugal e foi desenvolvido um treino intenso e avançado. Com duração de três meses, este treino juntou 60 jovens especialistas em Medicina Interna, de hospitais de norte a sul do país. 

Eduardo Rodrigues, Luís Patrão e Duarte Sequeira são os mentores deste projeto e decidiram conciliar a medicina com o empreendedorismo no momento em que perceberam que "o tempo que é necessário para aceder à quantidade de artigos científicos é incompatível com o que os profissionais de saúde têm com a prestação assistencial", recorda. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório