Projeto com ADN português forma especialistas em insuficiência cardíaca

O UpSim é um projeto desenvolvido por uma startup portuguesa e promove o treino intenso e avançado no campo da insuficiência cardíaca.

Notícia

© iStock 

Filipa Matias Pereira
15/08/2019 16:01 ‧ 15/08/2019 por Filipa Matias Pereira

Lifestyle

UpSim

As mortes por insuficiência cardíaca vão aumentar 73% até 2036. A conclusão é dos investigadores do Centro de Investigação de Medicina Baseada na Evidência, que conta com elementos ligados à da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, e faz soar o alerta no seio da comunidade médico-científica.

Foi precisamente a pensar na elevada prevalência desta patologia que uma startup portuguesa, a UpHill, desenvolveu um projeto inovador: o UpSim.

Este é, com efeito, um projeto com ADN português que juntou jovens especialistas em Medicina Interna para um treino intenso e avançado no campo da insuficiência cardíaca. Em declarações ao Notícias ao Minuto, Eduardo Freire Rodrigues, CEO da UpHill, recorda que a insuficiência cardíaca é uma "doença muito incapacitante que faz com que os doentes fiquem com sintomas de cansaço, intolerância a esforço, que limita as atividades dos doentes, e que tem uma probabilidade elevada de hospitalizações, de morte precoce e de morte súbita".

Constatou recentemente o relatório Primavera que "o tempo de acesso à inovação terapêutica, em comparação com outros países, aumentou", salienta o médico, explicando que, de facto, "desde que as guidelines são publicadas até que sejam adotadas há um hiato e é esse período de tempo que queremos reduzir".

Foi com esse o objetivo em mente que a UpHill desenvolveu o software que "permite reduzir o tempo que os médicos demoram a adotar as guidelines, por forma a que os doentes consigam ter acesso à medicação/terapêutica mais rapidamente. Promovemos também um tempo mais reduzido de formação e mais eficaz", assevera.

Na prática, detalhou Eduardo Freire Rodrigues, o software "permite que o médico faça o que habitualmente faria na sua consulta ou numa urgência. E o software diagnostica quais são os pontos mais próximos e mais afastados do que são os artigos científicos mais recentes, apresentando ao médico essas recomendações de melhoria que foram publicadas. Ou seja, reduzimos o tempo de acesso à melhor evidência" em insuficiência cardíaca. 

A UpHill juntou-se então à farmacêutica Novartis para promover a adoção de guidelines internacionais no tratamento da doença em Portugal e foi desenvolvido um treino intenso e avançado. Com duração de três meses, este treino juntou 60 jovens especialistas em Medicina Interna, de hospitais de norte a sul do país. 

Eduardo Rodrigues, Luís Patrão e Duarte Sequeira são os mentores deste projeto e decidiram conciliar a medicina com o empreendedorismo no momento em que perceberam que "o tempo que é necessário para aceder à quantidade de artigos científicos é incompatível com o que os profissionais de saúde têm com a prestação assistencial", recorda. 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas