Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 26º

Investigador descobre jogo que faz rir bebés logo após os três meses

O riso é a forma que o bebé, que ainda não fala, utiliza para comunicar. Investigação foi feita com 1.500 pais oriundos de 62 países.

Investigador descobre jogo que faz rir bebés logo após os três meses
Notícias ao Minuto

16:00 - 12/08/19 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Crianças

Os bebés começam a rir antes de começar a falar, indicador de que esta é a sua primeira forma de comunicação e conexão humanas, de acordo com o investigador da área da piscologia Caspar Addyman.

Aquilo a que o investigador da Universidade de Londres se propôs foi, porém, perceber o que faz rir os bebés ou as crianças muito pequenas. Sabe-se que as crianças começam a dizer as primeiras palavras entre os nove e os 12 meses de idade, mas o riso pode chegar bastante antes: logo aos três meses.

Entre setembro de 2012 e novembro de 2013, Addyman recolheu observações de 1.500 mães e pais oriundos de 62 países diferentes. Era crucial que as crianças avaliadas tivessem dado o primeiro riso aos três meses.

A conclusão a que se chegou é que há um jogo que faz os bebés rir de forma transversal, nos vários países, idades, organizações familiares, etc. Entre brincadeiras como fazer imitações ou marionetas, o vencedor é mesmo o jogo das escondidas.

Quando falamos em jogo das escondidas é aquele momento de surpresa em que a criança perde de vista o pai ou a mãe que depois reaparece. Nas crianças mais novas, é fácil perceber porquê: os bebés pensam mesmo que a pessoa desapareceu e voltou a aparecer. As crianças mais crescidas, porém, conseguem perceber que a pessoa continua ali, mas riem-se sempre, de qualquer forma.

O investigador tentou perceber o que há de tão especial com esta brincadeira simples e chegou à seguinte conclusão: o jogo das escondidas "é interação social pura - trata-se sobretudo de contacto visual e conexão com o bebé". O momento-chave do jogo das escondidas, para a criança, é quando o adulto regressa ao seu contacto visual. "O facto de continuar a jogar é muito agradável e faz com que se riam", explica Addyman.

O riso da criança, sublinha o investigador, é a sua forma de partilhar e de recompensar o adulto pela sua atenção prolongada. "Eles estão a conversar consigo", assegura Addyman.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório