Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Bactérias resistentes a antibióticos aniquiladas por esponjas de cozinha

Cientistas encontraram um tipo de vírus nas esponjas de cozinha que é capaz de destruir microrganismos resistentes aos antibióticos.

Bactérias resistentes a antibióticos aniquiladas por esponjas de cozinha
Notícias ao Minuto

22:09 - 15/08/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Bactérias resistentes a antibióticos

No encontro anual da Sociedade Norte-Americana de Microbiologia, investigadores do New York Institute of Technology (NYIT) revelaram que a resposta para eliminar bactérias resistentes aos antibióticos pode estar em esponjas de cozinha. Nestes utensílios, foram encontrados os chamados bacteriófagos, que são vírus que afetam as bactérias e podem servir de ferramenta contra a presença de microrganismos resistentes.

Os cientistas do instituto isolaram bactérias provenientes de esponjas e utilizaram-nas como iscas para determinar quais bacteriófagos poderiam atacá-las. Assim, foram descobertos dois tipos de vírus que realizam o 'ataque'.

Os bacteriófagos foram testados para verificar se conseguiam infectar bactérias que presentes em outras esponjas. Os investigadores notaram que ambos foram capazes de matar as bactérias – que eram da família Enterobacteriaceae.

Esses microorganismos pertencem a um grupo de micróbios que costuma ser encontrado em fezes – e alguns são responsáveis por infecções hospitalares. Apesar das bactérias encontradas serem muito similares, foram identificadas variações químicas entre elas.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório