Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Nutricionistas explicam o que acontece ao corpo quando come muito sal

Mesmo que se alimente de forma saudável, optando por comer regularmente fruta, legumes e proteínas magras - ainda assim provavelmente está a consumir sal em excesso.

Nutricionistas explicam o que acontece ao corpo quando come muito sal
Notícias ao Minuto

20:07 - 02/08/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Excesso de sal

Um estudo norte-americano, realizado pela American Heart Association (AHA) apurou que 90% dos indivíduos comem mais sódio do que deveriam. A ingestão diária recomendada é de 1.500 mg, mas a maioria das pessoas consome mais que o dobro dessa quantidade.

Sinais de que está a comer muito sal

Um dos papéis fundamentais do sódio no organismo é ajudar a equilibrar os fluidos, porém a substância também causa retenção de líquidos.

“Uma das maiores consequências a curto prazo de comer muito sódio é o inchaço”, diz Amy Gorin, nutricionista proprietário da Amy Gorin Nutrition (EUA), em declarações à revista Women’s Health. Ela ressalva que o peso pode aumentar após por exemplo um rodízio de comida japonesa regada com molho de soja (super salgado).

“A longo prazo a ingestão excessiva pode colocá-lo em risco de uma infinidade de problemas de saúde”, alerta Gorin. Dores de cabeça frequentes ou pedra nos rins são apenas alguns exemplos. Com o passar do tempo, porém, a pressão alta pode ser o sintoma mais iminente – e é algo a ter em atenção, mesmo caso se considere saudável. “A hipertensão arterial e doenças coronárias são a principal causa de morte em todo o mundo”, explica. 

O que posso fazer para reduzir a quantidade de sal que ingiro?

Sobretudo beba muita água, pelo menos dois litros por dia. Outra estratégia é comer alimentos que são boas fontes de potássio. Isso ajudará a longo prazo, quando se trata de manter os níveis saudáveis de pressão arterial, segundo o Centers for Disease Control and Prevention (CDC). O potássio atua como uma força oposta ao sódio e reduz a pressão arterial.

Comprometa-se também a cozinhar as suas próprias refeições em casa. Como Gorin aponta, apenas 11% do sódio que come no dia a dia vem diretamente do saleiro.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório