Meteorologia

  • 22 AGOSTO 2019
Tempo
27º
MIN 26º MÁX 30º

Edição

Já apanhou sol? Cinco dicas para que se sinta menos cansado

É daqueles que está sempre cansado - durma pouco ou muito? Que começa e acaba a semana invariavelmente exausto?

Já apanhou sol? Cinco dicas para que se sinta menos cansado
Notícias ao Minuto

11:30 - 02/08/19 por Liliana Lopes Monteiro  

Lifestyle Dicas contra o cansaço

É cada vez mais comum ouvirmos as pessoas reclamarem de cansaço excessivo, até crónico. O facto é que a falta de energia tornou-se nos tempos em que vivemos uma epidemia de grande dimensão, capaz de transformar os seres humanos modernos em pessoas cansadas, irritadas e sem disposição para nada.

Na verdade, alguns hábitos podem ser os responsáveis por este sentimento de exaustão que teima em não desaparecer.

1 – Esqueça o modo ‘snooze’

Sim, isso parece mais um castigo do que um conselho, mas a verdade é que os ‘minutinhos’ extras de sono proporcionados pelo modo ‘snooze’ do telemóvel não ajudam de todo. O recomendado é acordar suficientemente cedo para ter uma pequena rotina antes de sair de casa – com calma e sem stress.

Saltar da cama, vestir a primeira roupa que vê, lavar os dentes a correr e sair de casa a ‘voar’ é péssimo para uma boa disposição. Adicionalmente, está cientificamente provado que pessoas acostumadas a acordar cedo tem mais energia e um melhor desempenho ao longo do dia.

2 – Será que está rodeado de pessoas tóxicas?

Sim, algumas pessoas têm o poder de sugar a nossa energia, como explica a osteopata Vicky Vlachonis. A verdade é que as pessoas que fazem parte da nossa vida afetam-nos emocionalmente e, no caso da energia, fisicamente. A dica é fugir das pessoas que teimam em falar da vida alheia e a reclamar de tudo e mais alguma coisa, e aproximar-se de pessoas mais felizes e positivas, sempre que possível.

3 – Como vai a sua vida sexual?

Muitas pessoas dizem que, no final do dia, estão demasiado cansadas para terem relações sexuais com o parceiro, mas a verdade é que o sexo – especialmente se bem feito e satisfatório para todas as partes envolvidas – é uma ótima solução para ter uma boa noite de sono. Durante o orgasmo, o corpo liberta prolactina, uma hormona que nos deixa relaxados.

4 – Talvez esteja com défice de magnésio

Este mineral ajuda-nos e a dormir mais rápido e a ter um sono de boa qualidade, o que é fundamental para a disposição do dia seguinte. A dica aqui é ingerir frequentemente alimentos como frutos secos, sementes, feijão, abacate e vegetais.

5 – Falta de exposição solar

Quando nos expomos ao sol ou à luz do dia mesmo pela manhã, a nossa produção noturna de melatonina aumenta. Sendo que esta é uma das substâncias capazes de nos fazer dormir como um bebé recém-nascido. De forma a manter os níveis de melatonina equilibrados, é importante que desligue a TV e que não utilize o telemóvel, PC ou tablet antes de se deitar.

Logicamente, se resolver fazer um passeio num dia mais quentes, não se esqueça de aplicar protetor solar. Lembre também que o sol ajuda-nos a absorver vitamina D, que é essencial para a saúde dos ossos e prevenção da osteoporose, entre outras funções.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório