Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Tem permissão: Cinco benefícios que beber vinho traz à saúde

Há milénios, egípcios, romanos, gregos e cristãos já faziam uso do vinho para tratar problemas de saúde.

Tem permissão: Cinco benefícios que beber vinho traz à saúde
Notícias ao Minuto

08:17 - 10/08/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Benefícios do vinho

O sumo de uva fermentado marcou presença na farmacopeia de diversos países até ao fim do século XIX, quando surgiu o movimento antiálcool.

Ainda assim, o número de estudos científicos que destaca as propriedades terapêuticas do vinho - quando consumido com moderação - tem vindo a aumentar, comprovando que a bebida pode prevenir doenças cardíacas e até diversos tipos de cancro. 

Eis segundo a publicação especializada Medical Daily, cinco benefícios que encontra num copo de vinho:

1. Faz bem ao coração

Instituições importantes, como a American Heart Association (EUA), a European Society of Cardiology (Europa) e a Sociedade Brasileira de Hipertensão Arterial reconhecem que o vinho pode proporcionar proteção cardiovascular. “Os polifenóis aumentam os níveis de colesterol HDL (o bom) e diminuem o LDL (o mau), além de dificultarem a formação de trombos, responsáveis por enfartes e AVCs”, afirma o cardiologista brasileiro Jairo Monson de Souza Filho e autor do livro Vinho é Saúde! – 50 respostas para entender por que a bebida de Baco pode fazer bem'. Essas substâncias fortalecem as paredes das artérias, o que reduz a pressão arterial e a gordura nos vasos sanguíneos.

2. Impede o desenvolvimento da diabetes

Alguns estudos mostram que os diabéticos podem beneficiar do controlo do colesterol propiciado pelo vinho. Outros estudos também insinuam que derivados da uva aumentam os níveis de insulina e reduzem a glicose, diminuindo os riscos de adquirir a doença. Ainda assim, a nutricionista Haline Dalsgaard, alerta: “A relação entre o consumo de vinho e a redução do controle glicémico não pode ser atribuída a todos os indivíduos, pois a velocidade de metabolização do álcool não é a mesma para todos”.

3. Rejuvenesce a mente

Uma pesquisa da Reading University (Reino Unido) sugere que três copos por semana melhoram a memória, e outro estudo, da Università di Milano (Itália), constatou que o hábito ativa uma enzima que protege os neurónios e desenvolve as sinapses no hipocampo. Tudo isso significa que a bebida pode diminuir a progressão de doenças neurológicas degenerativas, como demência senil e Alzheimer. “O cérebro é vulnerável aos radicais livres”, conta a biomédica Caroline Dani. “Então, pela ação antioxidante e anti-inflamatória, esses benefícios são possíveis”, completa.

4. Rejuvenesce a pele

O resveratrol age retardando a produção de radicais livres e, portanto, preservando a pele por mais tempo. “Além disso, os polifenóis melhoram a microcirculação e a hidratação do tecido”, afirma Jairo.

5. Previne o cancro

Diversos estudos internacionais encontraram correlações entre o consumo moderado de vinho e a prevenção do cancro do pulmão, da bexiga, próstata, ovários, garganta entre outros. “As células tumorais formam-se devido a uma desorganização interna que descontrola a sua multiplicação genética”, explica Caroline. “Ao que tudo indica, os compostos fenólicos conseguem restabelecer a ação dos genes supressores de tumores, controlando a proliferação dessas células". 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório