Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Por que sentimos um gosto mau ao comermos logo após lavar os dentes?

O bom senso diz-nos para não comermos nada logo após lavarmos os dentes, certo? O problema é que nem sempre isso acontece, e é muito normal que, logo depois da escovação pós-almoço, por exemplo, sinta vontade de tomar um café ou comer um chocolate. Se isso acontecer, já sabe: o gosto via ser péssimo.

Por que sentimos um gosto mau ao comermos logo após lavar os dentes?
Notícias ao Minuto

13:00 - 31/07/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Lavar os dentes

Ao que tudo indica, o culpado deste mau gosto é o lauril sulfato de sódio, uma substância presente em alguns tipos de pastas de dentes. Os fabricantes destes produtos de higiene tem por hábito adicionar agentes conhecidos como surfactantes para que a pasta deslize melhor pela boca e faça espuma - esses ingredientes também podem ser encontrados em produtos como amaciadores, detergentes e tintas.

Todavia, um efeito colateral destes surfactantes consiste em alterar a funcionalidade das nossas papilas gustativas.

Caos nas papilas

Primeiro, as papilas ficam confusas relativamente à tarefa que exercem de reconhecer sabores doces, e é por isso que não conseguimos sentir o sabor adocicado de um sumo de laranja, por exemplo, se consumimos a bebida logo após a higiene bucal. Depois, os surfactantes fazem com que a língua sinta sabores amargos e azedos com mais intensidade - isso acontece porque a pasta de dentes quebra uma proteção de gordura que há na língua e que serve justamente para suavizar os sabores amargos e azedos.

Como tal comer, logo após escovar os dentes não é de todo uma boa ideia quer seja pela lógica da coisa ou pela questão do paladar, que inevitavelmente estará alterado.

Leia Também: Quatro motivos pelos quais deve lavar muito bem as mãos (sempre)

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório