Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Beber chá verde? 4 dicas para perder peso que os profissionais odeiam

Não, perder peso não tem que ser complicado.

Beber chá verde? 4 dicas para perder peso que os profissionais odeiam
Notícias ao Minuto

09:00 - 31/07/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Dicas para perder peso

Para ajudá-lo a otimizar os seus esforços, a revista norte-americana Women’s Health conversou com especialistas em perda de peso sobre estratégias extremamente populares que somente desperdiçam o seu tempo.

Do minimamente eficaz ao absoluto erro, diga não a estas dicas para emagrecer.

1. Exagerar no chá verde

Sim, inúmeras pesquisas revelam que beber chá verde (sem açúcar ou adoçantes artificiais) pode ajudar a perder peso. Contudo, o efeito é bastante moderado, segundo o médico Craig Primack, um diplomata do American Board of Obesity Medicine. Num estudo, as pessoas que bebiam entre duas a quatro xícaras por dia aceleraram o seu metabolismo em 50 calorias diárias. Por outras palavras: trata-se de uma tonelada de chá para tão poucos benefícios.

Enquanto isso, todos os suplementos de perda de peso com chá verde são apenas um desperdício de dinheiro. “Não acredite que qualquer empresa encontrou um novo superalimento natural que facilmente irá ajudá-lo a perder peso”, diz Primack. “Eu posso confortavelmente dizer que em 2017 não há superalimentos mágicos”.

2. Cortar no glúten

Se sofre de doença celíaca, sim, evitar o glúten é uma obrigação e até uma questão de sobrevivência. “Caso contrário, cortar a proteína não é apenas um desperdício de tempo, mas também pode atrapalhar os seus esforços em perder peso”, garante Primack. Isso ocorre porque quando os fabricantes de alimentos tiram o glúten (geralmente a partir do trigo) dos alimentos, normalmente substituem-no pela farinha de arroz, o que por sua vez aumenta o seu teor de açúcar. Tal pode levar a um rápido pico e queda nos níveis de açúcar no sangue, deixando-o completamente esfomeado.

“Quando comparamos o peso corporal médio de pacientes com diagnóstico de doença celíaca que são forçados a consumir uma dieta livre de glúten, estes demonstram um peso corporal maior do que os que consomem glúten”, diz Ethan Lazarus, diretor do Clinical Nutrition Center, em Denver, nos Estados Unidos. De facto, um estudo da Universidade Harvard de 2017, também nos EUA, com aproximadamente 200 mil adultos mostra que a redução ou eliminação do glúten da dieta está associada a um risco 13% maior de desenvolver diabetes.

3. Evitar ingerir lactose

Livre-se dos ‘haters’ da lactose. “Com mais frequência do que nunca, estudos mostram que beber leite e comer alimentos lácteos, que são ricos em proteínas, resulta em perda de peso”, aponta Primack. Por exemplo, num estudo do American Journal of Clinical Nutritionscom com oito mil mulheres de peso saudável, aquelas que consumiram mais lactose ganharam menos peso ao longo de 11 anos, comparativamente àquelas que ingeriram poucos ou nenhuns lacticínios.

Bónus: Aquelas que comeram os laticínios com mais gordura colheram os maiores benefícios relativamente à perda de peso.

4. Evitar comer à noite

“Comer à noite não faz engordar, mas ‘assaltar’ o frigorífico distraidamente, sim”, diz a nutricionista Julie Raeder Schumacher, professora associada de ciências do consumidor na Illinois State University. “As pessoas acreditam que comer à noite adiciona mais calorias à dieta e causa ganho de peso”, diz.

Além disso, uma vez que muitas mulheres optam pela privação de alimentos durante todo o dia, a fome pode tornar-se tão feroz à noite que tudo o que esteja à vista acaba na barriga. “Em vez de adotar uma abordagem de não se alimentar depois de escurecer para a perda de peso, concentre-se em comer conscientemente durante todo o dia”, aconselha Julie.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório