Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Mito ou facto: É possível engravidar utilizando o DIU?

Há inúmeras razões para uma mulher escolher colocar um dispositivo intrauterino (DIU). Mas o principal motivo se optar por pôr esse contracetivo no útero é evitar uma gravidez. Então, afinal, é possível engravidar a usar o DIU?

Mito ou facto: É possível engravidar utilizando o DIU?
Notícias ao Minuto

15:00 - 25/07/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle DIU

Segundo o Planned Parenthood, o método é 99% eficaz na prevenção de uma gestação. Mas ainda há uma pequena de hipótese engravidar utilizando o DIU.

Em 2017, a norte-americana, Lucy Hellein, do Alabama, gerou o ‘pânico’ entre muitas mulheres quando publicou no Facebook a fotografia de um bebé a segurar um DIU com a seguinte legenda: ‘Falhou’. Ela contou depois em entrevistas que a imagem era real – a criança não nasceu com o objeto nas mãos, mas uma enfermeira colocou o DIU na mão do seu filho, Dexter, depois de encontrá-lo durante uma cirurgia cesariana.

Porém, a ideia de uma mulher engravidar usando o DIU é ainda mais alarmante para quem utiliza apenas esse meio contracetivo. Mas este ‘pânico’ é justificado?

Como uma mulher pode engravidar a usar o DIU?

Segundo a U.S. Department of Health and Human Services (HHS), menos de uma mulher em cada 100 engravida utilizando esse dispositivo. “Se for inserido corretamente, é 99.9% eficaz – mais que uma vasectomia”, aponta Sherry A. Ross, obstetra e ginecologista, nos Estados Unidos.

Mas pode acontecer? Sim. “No caso de Lucy Hellein, o DIU não deve ter sido inserido de forma correta ou pode ter saído do lugar após a colocação”, explica Sherry. É por isso que a médica usa sempre um aparelho de ultrassom após a realização do procedimento – para garantir que o dispositivo está no lugar que deve estar. É também por isso que muitas vezes os clínicos recomendam às pacientes para voltarem ao consultório um mês após a inserção para garantir que o DIU está posicionado corretamente no útero.

A mulher também consegue muitas vezes aperceber-se de alguns sinais de que o aparelho saiu do lugar, como sangramento irregular ou dor pélvica, avisa Sherry.

E ainda é possível sentir os ‘fiozinhos’ do DIU. Como? Sente-se ou agache-se e insira um dedo na vagina para encontrar os fios. “Necessita de subir um pouco e geralmente consegue senti-los com a ponta dos dedos”, refere Christine Greves, obstetra e ginecologista no Winnie Palmer Hospital for Women and Babies, também nos EUA.

Consulte de imediato um médico caso desconfie que o seu DIU está deslocado ou que não está a funcionar corretamente.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório