Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

Está cheio de calor? Quatro perigos de usar chinelos no verão

Para muitos de nós os dias quentes pedem chinelos nos pés, quer se vá a caminho da praia, ao shopping ou simplesmente ao café. Todavia, se quiser evitar reações dolorosas e a proliferação de bactérias e germes – evite utilizar este tipo de calçado.

Está cheio de calor? Quatro perigos de usar chinelos no verão
Notícias ao Minuto

13:00 - 24/07/19 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Usar chinelos

Se já calçou os seus chinelos favoritos de verão, então saiba que está a colocar os seus pés em perigo iminente de tanto os usar.

De acordo com um estudo, só nos Estados Unidos, 78% das pessoas desenvolveram problemas nos pés devido à regularidade com que calçam esses sapatos quando chegam os dias quentes.

A BBC explica algumas consequências do uso prolongado dos chinelos de dedo:

1. Alterações na forma de caminhar

Todos temos aquela tendência para retrair os dedos dos pés de forma a manter os chinelos no sítio: o esforço afeta também o calcanhar e alteramos o modo como caminhamos. Por norma, os passos tornam-se mais curtos e o pé entra mais vezes em contacto com o solo do que seria natural.

2. Lesões

A sola destes chinelos é demasiado fraca para amortecer o impacto das superfícies duras e o com eles nos pés apenas são tolerados solos macios, como a areia ou a relva. A maioria desses sapatos não foi desenhada para se moldarem ao formato do pé e, como consequência da instabilidade que causam, surgem dores nos tornozelos, costas e ancas.

3. Inflamações

A planta do pé e o calcanhar são as partes do corpo que mais sofrem com a utilização inadequada dos chinelos. Ao esforçar estas partes dos membros inferiores, os chinelos danificam o pé e causam inflamações dolorosas, protuberâncias e muito cansaço ao caminhar. O problema pode agravar-se de tal modo que chega a ser necessário injeções de esteroides ou de terapia por ondas de choque.

4. Germes e pés feios

Existem muitos outros problemas associados à utilização de chinelos de dedo: desde unhas e dedos gretados a germes que se acumulam e infetam os pés. Por isso, usar este tipo de calçado pode tornar-se realmente doloroso para a planta do pé. Uma forma de aliviar estes problemas é colocar protetor solar e evitar calçá-los durante muito longos períodos de tempo.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório