Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Simples, saborosos e económicos: Quatro peixes em conserva que deve comer

Quando não há possibilidade de comprar peixe fresco, as versões enlatadas são uma ótima opção. Diga sim.

Simples, saborosos e económicos: Quatro peixes em conserva que deve comer
Notícias ao Minuto

07:00 - 24/07/19 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Peixe em conserva

Não é segredo que o consumo de peixe, rico em nutrientes e proteína, acarreta inúmeros benefícios para a saúde. E a verdade, é que em Portugal são parte da alimentação da maioria das pessoas.

mela Miguel, nutricionista da Clínica de Nutrição Funcional de São Paulo, explicou em declarações à publicação brasileira Dicas de Mulher que o peixe é um excelente fonte de proteína e com baixo teor de gordura, comparativamente à maioria da carne.

A nutricionista acrescenta ainda que o peixe está repleto de vitaminas e minerais, como cálcio, fósforo, magnésio, vitamina A, vitaminas do complexo B e vitamina D. “Elementos essenciais para o correto funcionamento do organismo e para a saúde óssea”.

A importância do ómega 3

O peixe é igualmente rico em ómega 3. “O consumo do ómega 3 está relacionado a vários benefícios para a saúde, como: prevenção de doenças cardiovasculares e neurodegenerativas (Parkinson e Alzheimer), melhoria das funções cerebrais (memória e concentração) e reforço do sistema imunológico”, diz a nutricionista.

“Alguns estudos também associam o consumo do ómega 3 a uma melhor atuação da insulina nas células, trazendo benefícios para pessoas com resistência à insulina, pré-diabetes e diabetes”.

O peixe em conserva é uma boa opção?

A nutricionista refere que os alimentos frescos ao natural são sempre uma melhor opção. Porém, quando não há a possibilidade de comprá-los, a opção em conserva é altamente recomendada.

1. Atum enlatado

O atum é um dos peixes, juntamente com a sardinha, mais consumidos na forma enlatada. É rico em ómega 3, fonte de vitaminas e minerais, como ferro, magnésio, fósforo, selénio e vitaminas do complexo B. Tudo isso faz com que seja extremamente benéfico para a saúde óssea, para o sistema imunológico e sistema neurológico. Além de ser uma fonte de proteína com baixo teor de gordura.

2. Sardinha

mela Miguel explica que a sardinha em conserva apresenta uma vantagem: como o processo para enlatar o peixe envolve a utilização do calor, a espinha da sardinha – normalmente retirada e desprezada no peixe fresco – é cozida dentro da lata, podendo, então, ser consumida. “A espinha contém cálcio, mineral importante para os ossos e processos de contração muscular no organismo”, destaca.

Este tipo de peixe também é rico em ómega 3 e alguns estudos sugerem que a gordura da sardinha auxilia na redução dos processos inflamatórios, como as dores de cabeça. “É uma ótima fonte de proteína, rica em vitamina B12 (importante para o funcionamento correto das células nervosas e do sistema neurológico) e em minerais, como fósforo, cálcio, potássio e ferro selénio, sendo muito importante para os ossos e para o sistema imunológico", aponta a especialista.

3. Salmão

A nutricionista refere que o salmão é outro peixe rico em ómega 3, por isso, oferece todos os benefícios já citados, além de ter ação antioxidante, protegendo as células dos danos dos radicais livres. “É fonte de proteínas de boa digestibilidade, sendo importante para a manutenção da massa muscular e para o sistema de defesa do organismo. O salmão também é fonte de selénio (potente antioxidante), vitaminas do complexo B (importantes para o processo de produção de energia no organismo), vitamina D, magnésio e fósforo (importantes para a saúde óssea)”, destaca.

O salmão pode ser consumido como substituto da carne às refeições. Pode acompanhar saladas e sanduíches, entre outras opções.

4. Caranguejo

De acordo com a nutricionista, a carne de caranguejo possui pouca gordura e calorias. “Contém gorduras insaturadas, importantes para a saúde cardiovascular e ómega 3. Entre as vitaminas e minerais, a carne de caranguejo é fonte de vitaminas do complexo B e minerais, como zinco (importante para o sistema imunológico), magnésio, potássio e cálcio e selénio”, destaca a nutricionista.

O caranguejo pode ser consumido como substituto da carne nas refeições do almoço e jantar, acompanhar saladas, molho de tomate fresco, entre outras opções.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório