Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Campeonato de pizza e pastel de nata: Está de volta o Festival Italiano

A terceira edição do Festival Italiano está de volta ao Cais de Gaia até 29 de julho, para mais uma semana em que a cultura transalpina estará em destaque. Serão sete dias repletos de gastronomia, oferecendo aos visitantes a oportunidade de degustar o melhor da comida italiana com o toque único dos sabores regionais.

Campeonato de pizza e pastel de nata: Está de volta o Festival Italiano
Notícias ao Minuto

17:00 - 23/07/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Pizza e pastel de nata

Esta iniciativa conta, uma vez mais, com a realização – na segunda-feira, 29 de julho – do Campeonato Português de Pizza (na sua 6.ª edição), nas categorias Pizza Napoletana S.T.G., Pizza Clássica, Pizza Arte, Pizza Dolce e Pizza Acrobática, juntando os melhores mestres pizzaiolos portugueses numa competição que tem vindo a registar, ano após ano, cada vez mais participações. A novidade de 2019 é a 1.ª edição do Campeonato Português de Pasta, no dia 28, em que os participantes poderão demostrar o seu talento com pasta fresca ou seca.

O júri será, na sua maioria, de nacionalidade italiana, destacando-se Sergio Miccú, presidente da Associazione Pizzaiuoli Napoletani, Antonio Mezzero, campeão mundial de pizza, Stefano Catalano, presidente da Unione Pizzaioli Cifa Italia, Simona Lauri, tricampeã mundial e professora de panificação em Itália, Paolino Bucca, tricampeão Mundial na categoria Pizza Acrobática, e chef Cordeiro, um dos mais conceituados chefes de cozinha em Portugal.

Ao longo do Festival Italiano, um vasto programa de atividades irá garantir animação contínua, com propostas que espelham o que de melhor tem a cultura italiana. Destaque para a presença dos 'Anonima Nuvolari', 'Ginga a Milanesa', 'Andrea Musio' e 'Collettivo Orkestrada Circus'. Além de inúmeros concertos ao vivo, o evento conta também com sessões de DJ italianos, workshops e showcookings gratuitos e duas exposições permanentes – uma sobre vespas motorizadas e outra com fotografias que representam 'Il fascino dell'Italia'.

Os mais pequenos também não foram esquecidos. No próximo sábado (dia 27), poderão confecionar as suas próprias pizzas, num workshop exclusivo às mãos dos elementos da Seleção Portuguesa de Pizzaiolos, e posteriormente concorrer no Troféu Júnior.

No espírito de comunhão com o território onde é realizado, o Festival Italiano não esquece, também, as entidades e associações de Vila Nova de Gaia, tendo estendido convites de participação à Associação de Mareantes do Cais de Gaia, Amigos do Solar Condes de Resende – Confraria Queirosiana, Academia Sénior de Gaia, Vespa Clube de Gaia e Academia de Música de Vilar do Paraíso, estando presentes na programação geral. Todas as garrafas de água disponíveis no local serão solidárias, revertendo para a Cruz Vermelha Portuguesa.

O Festival Italiano é uma organização conjunta entre a Associazione Sapori Italiani e a Câmara Municipal de Gaia.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório