Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Andar este número de passos por dia reduz risco de Azheimer

Caminhar 8,900 passos por dia protege contra o Alzheimer e preserva o bom funcionamento cognitivo do cérebro, sugere um novo estudo.

Andar este número de passos por dia reduz risco de Azheimer
Notícias ao Minuto

11:30 - 23/07/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Alzheimer

Uma equipa de investigadores norte-americanos apurou que quanto mais ativos são os indivíduos idosos menor é a probabilidade de desenvolverem qualquer tipo de demência, sobretudo Alzheimer.

Durante o estudo aqueles que tiveram em atenção o número de passos que caminhavam por dia mostraram uma menor progressão do declínio mental e perderam menos tecido cerebral, em áreas ligadas à memória.

Médicos do Massachusetts General Hospital, nos Estados Unidos, realizaram exames ao cérebro de 182 adultos com uma idade média de 73 anos.

Posteriormente e durante seis anos foram administrados mais exames cerebrais aos seniores, que por sua vez também utilizaram aparelhos que monitorizavam a sua atividade física.

Alguns dos participantes já haviam desenvolvido placas no cérebro, que são um sinal de alarme para o aparecimento de Alzheimer e aumentam o risco de degradação cognitiva.

Todavia, as capacidades cognitivas e a matéria cinzenta deterioraram-se mais lentamente entre os indivíduos mais ativos.

Caminhar contra o Alzheimer

A investigadora e líder do estudo Reisa Sperling disse, em declarações ao jornal britânico The Guardian: “Foram detetados efeitos positivos apenas com alguma prática de atividade física, mas esses benefícios revelaram-se mais proeminentes entre aqueles que caminhavam 8,900 passos por dia”.

Os resultados do estudo foram apresentados na Conferência de Alzheimer em Los Angeles e publicados no periódico científico JAMA Neurology.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório