Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Por que não consigo emagrecer a praticar corrida? Cinco razões

Se pensava que bastava começar a correr para ver os quilos a mais a desaparecem, então está enganado! Para conseguir emagrecer a praticar corrida é preciso ter em atenção outras questões.

Por que não consigo emagrecer a praticar corrida? Cinco razões
Notícias ao Minuto

15:00 - 22/07/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Emagrecer e corrida

De acordo com a revista Runner’s World, há cinco fatores que prejudicam o processo de emagrecimento quando opta pela modalidade:

1. Metabolismo lento

Pesquisas provaram o que provavelmente você já percebeu. Algumas pessoas queimam calorias mais rapidamente do que outras. Elas podem comer sem moderação, ao passo que, para algumas pessoas, basta ‘olhar’ para uma fatia de bolo para ganharem 4,5 kg.

Segundo a ciência existem certos fatores que afetam o metabolismo e são sobretudo determinados geneticamente. O género é um deles. Pessoas do sexo masculino tendem a ter mais músculos do que as do feminino.

O que significa que o metabolismo masculino é 3% a 10% mais elevado, de acordo com uma pesquisa publicada na revista científica Journal of Clinical Investigation. A idade também pode ser nossa inimiga.

Tal porque a taxa metabólica basal, ou TMB (número de calorias que o organismo consome apenas para manter as funções mínimas dos órgãos vitais), diminui de 3% a 5% por década quando completamos 18 anos. Não é possível alterar os genes nem a idade, mas existem algumas maneiras de acelerar a queima metabólica.

Primeiro, é preciso dormir o suficiente. Conforme uma pesquisa publicada na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences, pessoas que não dormem o necessário tendem a comer mais.

Outra pesquisa ainda mostrou que dormir menos de seis horas por noite implica um maior risco de sofrer de excesso de peso. Depois de descansar, é necessário praticar exercício físico. Cerca de 450g de músculo queimam até sete calorias por dia, comparativamente à queima de apenas duas calorias para cada 450g de gordura.

Então, “se tem um metabolismo lento, a melhor maneira de causar impacto é aumentar a massa muscular”, afirma a nutricionista norte-americana Kim Larson.

2. Perde peso rápido demais

Já se perguntou por que as dietas em que se perde peso muito rápido não funcionam? Parte do problema é a dificuldade para mantê-las a longo prazo. Isso porque a privação severa tende mais tarde ou mais cedo a levar à alimentação excessiva.

Mas também porque adotar uma dieta com pouquíssimas calorias diminui o metabolismo em até 50%. O que favorece o ganho de peso mais tarde, segundo Kim. Quando privado das calorias de que precisa, o organismo entra em modo de sobrevivência. O resultado?

Vai privar-se de calorias e, ainda assim, não vai ver o ponteiro da balança mexer. Além disso, vai sentir-se esgotado antes mesmo de começar a correr e não vai conseguir ter os benefícios de queima calórica e ganho de massa muscular.

3. Não está a par da sua necessidade calórica

Parece óbvio que consumir mais calorias do que queimamos não é o caminho para perder peso. Corredores, profissionais da saúde da área desportiva e nutricionistas geralmente utilizam fórmulas para estimar as necessidades e metas calóricas individuais.

Primeiro, calcule a sua TMB. Depois, inclua o nível de atividade física para determinar as suas necessidades calóricas diárias. Para perder cerca de 450g de gordura, necessita de criar um défice calórico de aproximadamente 3.500 calorias.

Então, se pretende eliminar essa quantidade numa semana, teria que consumir menos 500 kcal por dia em relação ao seu consumo total.

4. Não controla as porções

É muito fácil exagerar ao comer fast food e guloseimas, e porções grandes sabotam a perda de peso.

Então, observou-se que as embalagens de porção única, sejam de alimentos vendidos ou preparados em casa e colocados numa bolsa de plástico zip lock pequeno, estimulam o controlo das porções que consome. Pode ainda colocar os alimentos em recipientes de plástico ou vidro.

5. Acha que todos os hidratos de carbono são maus

Muitas pessoas consideram a palavra ‘hidrato de carbono’ sinónimo de massa, batata, pão ou bolos.

Todavia, alimentos como leguminosas, frutos secos, frutas e vegetais fornecem carboidratos de alta qualidade, saciantes e benéficos para o organismo. E inclusive, sem os efeitos colaterais desagradáveis que podem deixar o corredor a sentir-se mais ‘pesado’ e menos energético.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório