Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Afinal, posso perder quantos quilos por mês sem prejudicar a minha saúde?

É verdade que todos os corpos são um 'corpo de verão' ou um 'corpo de praia' - é simples, basta vestir um biquíni ou um fato de banho e aproveitar o calor e o prazer de colocar os pés na areia. Porém, querer perder alguns (ou até mais do que alguns) quilos por qualquer motivo também é totalmente válido.

Afinal, posso perder quantos quilos por mês sem prejudicar a minha saúde?
Notícias ao Minuto

11:48 - 19/07/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Perder peso

"Não há um número definido", diz Christine Santori, nutricionista e gerente do Center For Weight Management do Hospital Syosset (EUA).

“A quantidade de peso que pode perder num mês – e ainda ser saudável – depende de fatores como idade, sexo, peso inicial, ingestão calórica, défice calórico e exercício físico”, explica.

De acordo com a agência norte-americana Centers for Disease Control and Prevention, quando se trata de perda de peso, lenta e constante é a melhor aposta. Isso significa perder cerca de um quilo por semana para alguém que quer eliminar apenas alguns quilos. Tal pode resultar em um emagrecimento entre dois a quatro quilos por mês.

A história é um pouco diferente para quem quer perder 45 quilos ou mais. Nesse caso, pode perder até 9 quilos em um mês. Embora “um pouco disso seja apenas água”, diz Santori.

Por onde começar

“Vai ter que olhar para a sua ingestão diária de calorias. Em geral, deve tentar cortar 500 calorias do seu plano de refeições diárias para perder um quilo por semana”, diz Irene Franowicz, especialista em saúde da Spectrum Health (EUA).

“São necessárias 3.500 calorias a menos por semana – ou 500 a menos por dia – para perder um quilo por semana”.

“Mas não tem de depender totalmente da dieta – as calorias queimadas durante o exercício também podem fazer toda a diferença”, acrescenta. “Uma ótima maneira de alcançar o défice de 500 calorias é dividi-lo pela metade. Talvez cortar 250 calorias por dia dos alimentos e queimar mais 250 a mais por dia por meio do treino para equivaler a 500 calorias”, diz a especialista.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório